Movimento Vidas tem roda de conversa com ex-técnico Dunga


Movimento Vidas contou com roda de conversa com Dunga, ex-técnico da Seleção Brasileira


O Movimento Vidas iniciou uma série de mobilizações realizando uma manhã de serviços para a população do bairro Conjunto Esperança, em Fortaleza. Entre as atividades desse Dia D, uma roda de conversas com o ex-técnico da Seleção Brasileira, Dunga, com o objetivo de inspirar os jovens a seguir caminhos sem passar pelo uso de drogas. A mediação foi feita pelo apresentador da TV Verdes Mares, Daniel Viana.
Dunga ressaltou a necessidade de trazer exemplos para a juventude que, mesmo com muitas dificuldades, venceram na vida. Para ele, isso “prepara os jovens com informações de que são capazes de vencer na vida”. O ex-técnico observou que eventos como o Movimento Vidas integram as famílias e isso é importante para o combate às drogas. “Um ambiente como esse traz as famílias para um espaço que não é do Governo, é delas. Traz não somente os filhos, os pais também. Aqui é um ambiente que faz essa integração também com o Poder Público e isso é muito importante nessa luta”, pontuou.
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), destacou que o projeto foi pensado visando integrar os poderes legislativos com a população e buscar sugestões para o combate às drogas. “Esse é um tema que sempre defendi e que já tive muitas experiencias, não de uso, mas de trabalho, quando estive no Desafio Jovem do Ceará. É necessário trabalhar a precaução para não precisar investir em reabilitação depois”, observou.
As ações no primeiro bairro a participar do projeto tiveram início na última quarta-feira (23/10), com oficinas de grafite e DJ realizadas em escolas e instituições do bairro. No Dia D, além da roda de conversas e apresentação dos resultados das oficinas, foram oferecidos corte de cabelo, emissão de Passe Livre do Idoso e atendimento jurídico e médico.
A aposentada Maria Evangelista Martins aproveitou a mobilização para fazer exames de rotina, como o de Rastreamento do Glaucoma. Ela enalteceu a atenção dos médicos e colaboradores e pediu que serviços como estes sejam oferecidos cada vez mais e em outros locais. “Fui muito bem atendida. Precisava fazer esse exame e tive essa oportunidade de fazer perto de casa, é mais fácil e prático. Esse atendimento deve ser levado para outros bairros da cidade”, elogiou.
Já o estudante Juan Cássio participou das oficinas de DJ e se apresentou durante o Movimento Vidas. O aluno observou a importância desse tipo de mobilização do Poder Público para afastar os jovens das drogas. “O que a gente costuma ver é que as pessoas tentam ajudar quando alguém já está caído. Mas como o próprio vereador Antônio Henrique falou, é muito melhor você prevenir que uma pessoa entre no mundo das drogas do que, depois que ela usar, tentar trazê-la de volta. Prevenção é a melhor opção”, reiterou.
O Movimento Vidas é uma iniciativa entre a Assembleia Legislativa do Ceará, Câmara Municipal de Fortaleza e o Sistema Verdes Mares e tem como objetivo formar mobilizadores e criar uma consciência na população sobre a prevenção do uso de álcool e drogas, principalmente por parte dos jovens. Além disso, busca ouvir sugestões da população de como o Legislativo pode contribuir com a mudança desta realidade. O Movimento Vidas oferece ainda um curso de educação a distância de 40h/aula com foco na abordagem de prevenção ao uso dessas substâncias.
O Conjunto Esperança foi o primeiro, de cinco bairros, a receber a mobilização, neste ano. Até 2020, deverão ser realizados 10 eventos como este, em diferentes pontos de Fortaleza. Hoje foram sorteados os próximos quatro bairros a receber o projeto. São eles: Bairro Ellery (09/11), São João do Tauape (23/11), Planalto Pici (07/12) e Vila União (14/12). Em todos eles, serão realizadas oficinas e os Dia D, fechando a programação do Movimento Vidas na comunidade.
GS/LF

Related Post

Movimento Vidas tem roda de conversa com ex-técnico Dunga BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 29 de outubro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...