Petróleo cru encontrado em praias é reaproveitado em fábrica no sertão cearense



O petróleo cru que tem atingido as praias do Nordeste está sendo reaproveitado no sertão cearense. Uma fábrica no município de Quixeré, a 200 km de Fortaleza, utiliza a substância, misturada com outros resíduos industriais, como combustível alternativo e, dessa forma, alimenta o forno da unidade de produção.
Desde o fim de agosto e início de setembro, diversas manchas de óleo têm aparecido em praias do Nordeste. Segundo o mais recente balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), divulgado nesta segunda-feira (28), o óleo já atingiu 254 localidades. No Ceará, os municípios de Beberibe, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Fortim, Paraipaba, Aracati, Cascavel e Icapuí, além da capital Fortaleza, registraram manchas nas praias.
De acordo com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), quatro toneladas de óleo já foram retiradas de 18 pontos no Ceará. Toda essa quantidade teve como destino a fábrica em Quixeré e, após ser usada como combustível, não deixa resíduos ao meio ambiente.
"Quando a gente percebeu que esse óleo tava chegando às praias do Nordeste e isso é, de uma certa forma, um combustível alternativo, nós contactamos os órgãos ambientais, não somente do Ceará, mas também do Rio Grande do Norte e de Pernambuco e nos oferecemos pra fazer o coprocessamento desse material que, basicamente, é a substituição da nossa matriz energética por esse óleo que tava sendo coletado nas praias aqui na região Nordeste", afirmou o gerente de produção da fábrica, Marco Aurélio da Silva.
De acordo com o diretor industrial da fábrica, João Butkus, a solução diminui os danos ao ambiente. "É a solução ambientalmente correta. Evita que esse óleo vá para lixões, para aterros, para incineradores, que causaria outros problemas pra natureza", ressalta.
Fonte: G1 CE

Related Post

Petróleo cru encontrado em praias é reaproveitado em fábrica no sertão cearense BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 29 de outubro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...