Nobel de Medicina vai para William Kaelin, Sir Peter Ratcliffe e Gregg Semenza



William Kaelin, Sir Peter Ratcliffe, e Gregg Semenza são os ganhadores do Prêmio Nobel 2019 de Medicina. A pesquisa dos três envolve entender como as células detectam e se adaptam à disponibilidade de oxigênio. Aplicações dessas descobertas já estão sendo feitas em tratamentos contra anemia e algumas formas de câncer.
Segundo o comitê do Nobel, a importância da pesquisa se deve ao fato de que as células precisam ser capazes de perceber a quantidade de oxigênio disponível para adaptar sua atividade metabólica.
A importância disso se deve, por exemplo, a eventos em que as células precisam se adaptar, como quando o corpo humano vai a altas altitudes ou sofre um ferimento - isso faz com que a quantidade de oxigênio disponível diminua, ativando a chamada resposta hipóxica das células.
"Os três laureados expandiram o conhecimento de como a resposta fisiológica torna a vida possível", afirmou Randall Johnson, do comitê do Nobel. "A primeira apação, que acaba de ser aprovada na China, é de tratamento de anemia".
- William G. Kaelin Jr, americano de 61 anos, é professor da Faculdade de Medicina Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
- Sir Peter J. Ratcliffe, britânico de 65 anos, é diretor de pesquisa clínica no Instituto Francis Crick, em Londres.
- Gregg Semenza, americano de 63 anos, é professor da Universidade Johns Hopkins, também nos Estados Unidos.
A Academia sueca anunciou nesta segunda-feira (7) que os 3 irão dividir o prêmio de 9 milhões de coroas suecas, equivalente a cerca de R$ 3,72 milhões.
Fonte: G1

Related Post

Nobel de Medicina vai para William Kaelin, Sir Peter Ratcliffe e Gregg Semenza BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...