Secretaria da Educação do Ceará anuncia convocação de professores

A Secretaria da Educação (Seduc) iniciou, ontem (14), o processo para admissão de 1.250 professores efetivos, aprovados no último concurso público para a área, realizado em 2018. O edital de convocação para o provimento dos cargos será lançado hoje (15). O governador Camilo Santana já havia anunciado a convocação no último dia 29 de dezembro, por meio de seu perfil em uma rede social.
"Os outros 1.250 profissionais serão convocados em junho. Portanto, todos os convocados devem assumir os seus cargos ainda no primeiro semestre de 2021. É um esforço que o Estado está fazendo por compreender a importância da educação", disse Camilo.
Nomeação
A relação nominal dos convocados para o exame de admissão e o cronograma para o comparecimento dos candidatos à Perícia Médica Admissional Oficial foram divulgados ontem no site da instituição. Até o fim da primeira metade do ano, 2.500 candidatos serão convocados. Os profissionais foram aprovados no último concurso público para a rede estadual, que obteve expectativa até a convocação, realizada num intervalo de mais de dois anos.
Para o professor de Matemática aprovado, Misael Albuquerque, o período de espera foi de angústia, intensificada pela pandemia de Covid-19. "Tinha muita incerteza, não sabíamos se ia dar certo. Era uma expectativa angustiante", desabafou. Misael conta que chegou a abandonar um outro trabalho após ser aprovado no concurso.
Compromisso
De acordo com a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, a convocação honra mais uma vez o compromisso da gestão com o ensino. "Estamos recebendo essas professoras e professores de braços abertos, para que possam contribuir com a melhoria da educação de nossas crianças e de nossa juventude", relatou ela.
As vagas serão divididas nas 13 disciplinas do Ensino Médio, incluindo a Língua Brasileira de Sinais (Libras). As disciplinas com os maiores números de inscritos no certame foram Português (10.053), História (7.289), Matemática (7.209) e Biologia (6.792).
A convocação, nomeação, posse e exercício serão divulgados para os candidatos convocados de forma online, através de um sistema desenvolvido e divulgado pela Seduc. Neste sistema, os aprovados devem realizar cadastro pessoal e funcional, além de submeter a documentação necessária para a posse, a ser divulgada no edital. Na sequência, devem solicitar lotação inicial em uma das instituições disponíveis.
Herança
O reforço acontece em um ano escolar que se inicia em meio a diversas ações para reverter a herança negativa deixada pela pandemia. Além da convocação, o Governo do Estado anunciou que, em 2021, alunos do Ensino Médio da Rede Pública estadual receberão tablets para auxiliar em seus estudos. "Vai ser um período de imensa adaptação. Para todos nós. Nem na graduação, por exemplo, tivemos uma visão sobre o ensino online. Todo esse cenário foi de muita surpresa", reforçou o professor Misael Albuquerque.
O governador Camilo Santana também tenta inserir os professores como grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 no Estado, para garantir ainda mais segurança no retorno às aulas, diante dos casos ainda elevados da doença pandêmica.
Fonte: Diário do Nordeste

Related Post

Secretaria da Educação do Ceará anuncia convocação de professores BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...