Duas cidades do Ceará já têm mais pessoas vacinadas contra Covid do que casos confirmados da doença


Ainda é o começo e a quantidade de doses disponíveis de vacinas contra a Covid-19 no Brasil é baixa, portanto, o número de vacinados é pequeno. Além disso, mesmo com o início da imunização não se pode abrir mão das medidas sanitárias, como o uso da máscara e a manutenção do distanciamento social. No Ceará, dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) apontam que das 184 cidades, ao menos duas, até as 12h, desta quinta-feira (28), já têm mais pessoas vacinadas contra a Covid do que casos confirmados de infecção pela doença, até o momento.
A velocidade da vacinação é fundamental para o êxito dessa estratégia de combate à pandemia. No município de Poranga, onde há cerca de 12 mil moradores, conforme dados do vacinômetro da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), já foram aplicadas, 475 doses, das 917 recebidas. Na cidade, de acordo com o IntegraSus, plataforma da Sesa, desde o início da pandemia, 260 pessoas foram infectadas pela doença.

Outro cidade cearense cujo saldo de vacinados supera o de registro de casos é Monsenhor Tabosa. Com cerca de 17 mil habitantes, o município, assim como Poranga, está localizado na Região do Sertão dos Crateús.

Em Monsenhor Tabosa, são 881 casos confirmados de Covid e 961 pessoas já receberam a primeira dose da imunização contra a doença. Destas, segundo dados do vacinômetro, foram imunizados: 117 trabalhadores da saúde, 822 indígenas e 22 idosos com mais de 75 anos.

Número de casos: é preciso manter os cuidados

No Ceará, dados da Sesa, indicam que das 223.450 doses que começaram a ser distribuídas, desde o dia 18 de janeiro, nos 184 municípios, 68.738 foram aplicadas. Isto equivale a 30,8% do total. No Estado, já são mais de 369 mil casos da doença e 10 mil mortes.

Poranga desde quarta-feira (27) tem mais pessoas vacinadas do que o registro total de casos de Covid. No município, 83 trabalhadores da saúde e 392 indígenas já receberam a primeira dose do imunizante. Conforme a secretária de saúde, Raimundinha Marinho, dentre os profissionais da saúde, estão aqueles que trabalham na linha de frente de combate à doença no Hospital Municipal e nos postos de saúde.

Em relação aos casos de Covid, Raimundinha destaca “Os casos continuam. É uma cidade pequena do interior e nas últimas duas semana, tivemos 7 casos em cada uma. É preciso que a população tenha consciência. Temos dificuldades muito grandes no comércio, bares. Mas tentamos fazer o o trabalho”.

Na cidade, há apenas 2 leitos exclusivos para tratamento da doença. Episódios de maior gravidade, que demanda leitos, de UTI, por exemplo, têm que seguir para o município de Crateús, relata ela.

Vacinação da população indígena

Nos dois municípios, está em curso a vacinação da população indígena e ela têm peso expressivo na conta da quantidade de pessoas imunizadas. No Ceará, outras 14 cidades também estão, segundo dados repassados à Sesa, vacinando este público, no momento.

Conforme o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena no Ceará e técnico de enfermagem, Neto Witko Pitaguary, até agora, 5. 384 pessoas indígenas, o equivalente a 26,35% do total desta população foi vacinada no Estado. Quem realização a imunização são as equipes multidisciplinar de saúde indígena em articulação com as unidades da atenção básica, ligadas às cidades.

Neto, explica que, no momento, as equipes estão imunizando os profissionais de saúde indígena , os indígenas idosos acamados e os indígenas acima de 55 anos. A partir de segunda-feira (1º) a projeção é que tenha início a imunização de indígenas acima de 30 anos.

Fonte: Diário do Nordeste

Related Post

Duas cidades do Ceará já têm mais pessoas vacinadas contra Covid do que casos confirmados da doença BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...