Escócia e Israel diminuem internações por covid-19 após início da vacinação em massa

Em países onde a vacinação contra a covid-19 está ocorrendo em ritmo acelerado, já começa a se observar mudanças no panorama da doença. Na Escócia, por exemplo, internações por covid-19 caíram em mais de 85% desde que foi iniciada a imunização. No Reino Unido como um todo, segundo estudo divulgado na semana passada pelo jornal britânico “The Times”, houve recuo de 29% nas infecções.

Indo no mesmo caminho, o governo de Israel divulgou, também na última semana, um estudo que indicou a redução de 94% nas infecções com sintomas entre os habitantes que foram imunizados contra a covid-19, resultando em uma menor procura pelas unidades de saúde. Quase metade da população, segundo o governo israelense, já foi vacinada.

Até 15 de fevereiro, no Reino Unido, 15 milhões de pessoas haviam recebido a primeira dose de vacina, incluindo aqueles com mais de 70 anos de idade e profissionais de saúde. Desde então, mais 2,2 milhões de pessoas receberam a primeira dose. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prometeu que todos os adultos receberão a primeira dose da vacina contra a covid-19 até o final de julho, acelerando, assim, o cronograma planejado, que programava tal feito para ocorrer até setembro de 2021. O Reino Unido é um dos mais afetados pela pandemia, com mais de 120 mil mortos.

Diante do número de imunizados, as autoridades britânicas planejam iniciar uma retomada gradual das atividades econômicas a partir desta segunda-feira (22), após lockdown ter sido decretado ainda janeiro, como alternativa para tentar conter os casos de covid-19. Expectativa é que aulas presenciais voltem a ocorrer a partir do dia 8 de março.

Situação em Israel

Em Israel, conforme o Ministério da Saúde do país, mais de 46% da população já recebeu a vacina, incluindo pessoas acima de 16 anos, que começaram a receber a vacina há cerca de duas semanas. No país onde pelo menos 80% da população com mais de 60 anos já foi vacinada, as mortes de pessoas acima de 80 anos diminuíram 53% entre 28 de janeiro e 11 de fevereiro, contra 44% entre aqueles com menos de 80 anos, segundo levantamento da BBC News. Já entre 30 de janeiro e 13 de fevereiro, internações hospitalares de pessoas acima de 85 anos caíram 45% em comparação com 42% entre aqueles com menos de 85 anos, aponta o referido estudo.

Segundo o Ministério da Saúde, foi registrada uma redução de 98,9% na mortalidade entre as pessoas que receberam as duas doses da vacina da Pfizer, na comparação com duas semanas atrás. Além da redução da mortalidade, autoridades informaram uma queda de 98,2% no número de casos graves e de 98,9% na quantidade de pacientes hospitalizados com sintomas da doença.

Diante do cenário de arrefecimento da doença, foi iniciado, no último domingo (21), um movimento de retomada gradual das atividades. Lojas abriram para todos, mas o acesso a locais de lazer, como academias, hotéis e cinemas foi limitado apenas a quem recebeu as duas doses da vacina há mais de uma semana ou se recuperou da covid-19. Essas pessoas obtêm o status “Passe Verde” exibido em um aplicativo do Ministério da Saúde.

Related Post

Escócia e Israel diminuem internações por covid-19 após início da vacinação em massa BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...