Governo do Ceará entrega mais 10 leitos e dobra número de UTIs em Crateús

Até o final de março o Estado do Ceará deve superar a casa das mil Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) criadas para o tratamento de pacientes com a Covid-19 neste período chamado por especialistas de segunda onda. Na manhã deste sábado (27), o governador Camilo Santana inaugurou, de forma virtual, mais dez leitos de UTI no Hospital Geral de Crateús, reforçando a descentralização.

“Já fazia parte do plano de modernização que o Ceará apresentou em 2019, de criar unidades de UTI em todas regiões onde não tinham. Implantamos, ano passado, UTIs em Caucaia, que não tinha, Itapipoca, Tianguá, Crateús, Iguatu, Icó. Regionalizando para que toda a população estivesse mais próxima do atendimento à saúde”, lembrou o governador.

Enquanto o plano de modernização era tocado, veio a pandemia em 2020, acelerando o processo. “Já durante a pandemia foram quase mil leitos de UTIs, apenas os exclusivos para Covid. Chegamos próximo de 3 mil leitos de enfermaria e UTI só para atendimento de Covid no ano passado. E agora estamos retomando muitos desses leitos que tinham voltado a atender as demandas normais da Saúde. Compramos hospitais como o Leonardo da Vinci, onde já são 150 leitos de UTI funcionando exclusivos para Covid. Mantivemos todos os leitos para atender a demanda grande que existia para cirurgias eletivas e atendimento hospitalar e agora, com essa onda mais forte do que a primeira, estamos retomando com a exclusividade”.

A meta, de acordo com o governador, é chegar a pelo menos 3 mil leitos na rede pública, sendo cerca de 1.100 apenas de UTI, para atender a população. “Estamos dobrando o número de leitos em Crateús, onde compramos o Hospital e temos uma grande parceria com a São Camilo, que dirige a unidade. Montamos dez leitos de UTI ano passado e agora entregamos mais dez para ampliar o atendimento naquela região, onde não tinha nenhuma UTI”, apontou Camilo Santana, reforçando que, além dos leitos, foram ampliadas as bases do Samu. “Ano passado foram 59 bases do Samu que montamos em um ano, inclusive em Crateús”.

Até essa sexta-feira (26), o Estado já somava 710 leitos de UTI para Covid-19 no Ceará. Com mais esses dez e outros 12 que serão inaugurados ainda neste sábado (27) no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), chega a 722 o total de UTIs exclusivas para atendimento a pacientes com coronavírus. Posteriormente, mais dez leitos serão incorporados também ao HGF. “Nossa meta era chegar a 28 de fevereiro com 703, mas vamos estar com 742 e, na próxima semana, vamos ultrapassar as 800 [vagas de UTI Covid-19]. E a nossa meta é, em março, ter mais de 1.100 leitos”.

O secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto, agradeceu a todos os envolvidos no atendimento aos pacientes, observando que o engajamento e a retidão com que as pessoas têm tratado a saúde no Ceará se notabiliza. “Minha palavra é de gratidão pela coragem como o Estado lidera esses processos, deixando sempre claro a retidão de comportamento, de caráter e de estima às pessoas. Gratidão também ao povo e aos profissionais da Sesa que pouco aparecem, mas hoje mesmo estão trabalhando para que as coisas funcionem”.

Cabeto também chamou atenção que ,após essa pandemia, o Ceará se sairá ainda melhor. “Esse é um ponto de inflexão. Vamos sair com pessoas melhores, mais conscientes, mais irmãs. Vamos ser uma sociedade melhor para passar para as pessoas um ambiente de trabalho melhor, mais harmônico. Vamos passar por isso da forma mais lúcida e transparente, com dignidade”, finalizou o secretário da Saúde do Ceará.

Durante a inauguração, Marcelo Machado, prefeito de Crateús, agradeceu pela atenção do Estado com os municípios nesse momento de dificuldade. “Agradecemos por atender às nossas demandas. Hoje é um dia muito importante diante da necessidade. Infelizmente por causa da pandemia o governador não pode estar aqui presencialmente, mas vamos superar esse momento e logo estaremos fazendo outras inaugurações”.

Marcos Vinícius, diretor administrativo do Hospital, também ressaltou a importância de garantir mais leitos de UTI durante uma pandemia que exige tratamento específico com respiradores. “Para nós é motivo apenas de agradecimento. Em 2021 faz 10 anos que cheguei em Crateús com a missão de fazer um pouco melhor pela região. Uma das coisas que mais chamava atenção era uma região com esse porte não ter UTI. Isso sempre nos angustiou e hoje, com parceria com o Estado, podemos dizer que abrimos a segunda remessa de UTIs. Isso mostra o compromisso e a visão da necessidade de no Interior ter estrutura que ofereça saúde com segurança e qualidade”, analisou o diretor.

Participaram da inauguração a assessora especial do governador, Janaína Farias; o vice-prefeito de Crateús, Dr Nenzé; a secretária municipal da Saúde, Elizabeth Machado, e o diretor técnico do hospital, João Victor.

Related Post

Governo do Ceará entrega mais 10 leitos e dobra número de UTIs em Crateús BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 28 de fevereiro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...