Vacinação e novos leitos para enfrentamento à Covid-19 marcam 50 primeiros dias da gestão Sarto

21/02/2021 > Domingo
Prefeitura Municipal de Fortaleza
Garantir a aplicação das vacinas recebidas e ampliar a assistência da saúde na rede municipal estão entre as ações prioritárias do prefeito José Sarto (PDT), há 50 dias à frente da Prefeitura de Fortaleza. Em virtude do ainda vigente quadro de pandemia, o Município vem otimizando a logística de prevenção e enfrentamento à Covid-19. As estratégias intersetoriais em execução incluem, além da vacinação dos grupos prioritários, a ampliação da capacidade assistencial dos equipamentos públicos de saúde.

Desde 18 de janeiro, data do início da campanha, 112.362 pessoas dos grupos prioritários da primeira fase receberam a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis (CoronaVac e Oxford/AstraZeneca). E 19.059 já receberam a segunda dose, conforme último balanço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Logística e estratégias

Como estratégias foram implementadas a vacinação domiciliar para idosos a partir de 75 anos e os centros de vacinação distribuídos estrategicamente pela Cidade, incluindo drive-thru e salas especiais de acolhimento em diversos espaços: Centro de Eventos, Arena Castelão, Shopping Iguatemi, RioMar Kennedy, e Cucas Barra, José Walter, Jangurussu e Mondubim. A descentralização do atendimento visa contemplar as mais diversas áreas da Capital. Equipes de vacinação também compareceram nas unidades de saúde para os profissionais.

“Desde a chegada das primeiras doses a Fortaleza, a campanha de vacinação tem sido um dos principais desafios dos primeiros dias da gestão do prefeito José Sarto. Implantamos uma operação logística para vacinar os grupos prioritários sem expô-los ao risco de contrair a doença. Neste momento, já são mais de 110 mil pessoas vacinadas, dentre as quais cerca de 70 mil são trabalhadores da saúde e 40 mil são idosos, contemplando parte do grupo na fase 1”, detalhou Ana Estela Leite, secretária da Saúde.

Lembrando que a fase 1 inclui idosos acima de 75 anos, profissionais da saúde, idosos residentes em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência acima de 18 anos também institucionalizadas.

Segunda dose


Simultaneamente, o Município vem cumprindo os prazos adequados para a administração das segundas doses. Desde 13 de fevereiro, 19.059 pessoas, entre trabalhadores da saúde e idosos institucionalizados, já receberam a denominada D2, conforme último balanço.

De acordo com a SMS, a partir do recebimento de novas remessas, a campanha de vacinação irá avançar ainda mais. “Nossas estratégias evoluem e se modificam de acordo com a quantidade de doses recebidas. A cada pessoa vacinada, uma vida inicia esse processo de proteção, em que o organismo começa a produzir os seus anticorpos e as suas defesas”, considerou a secretária da Saúde.

Facilidade e esperança 



Aos 79 anos, Wilson Sachetto foi um dos idosos contemplados com a primeira dose da vacina em Fortaleza via drive-thru e contou da felicidade por participar do trabalho de imunização. “Estou me sentindo muito bem. Foi uma gentileza do pessoal da saúde em desenvolver essa vacina maravilhosa. Desejo que todos logo estejam imunizados também”, disse.

O senhor Wilson foi conduzido ao local pela neta, a gerente de comércio exterior Gabriela Marcondes, que garantiu que os cuidados em casa foram mais que redobrados durante o período da pandemia. “Estamos confiantes, a segunda dose e muito mais está por vir, e ele já conseguiu agora. É um momento emocionante, saber que conseguimos chegar aqui sem adoecer”, relatou.

Enfermeira há 2 anos, Isabel Islândia atuou na linha de frente da pandemia como plantonista e agora está trabalhando na campanha como vacinadora. Ela é uma das profissionais de saúde que já recebeu a primeira dose.

“Estávamos passando por um período bem difícil, e a vacina era o que mais esperávamos, mas agora já deu certo . No drive-thru o fluxo tem sido intenso, mas conseguimos conciliar, pois contamos com muitas vacinadoras. A expectativa é a melhor. Desejamos vacinar 100% do público-alvo para abrir mais vagas para que outras possam ser vacinadas também”, projetou.

Ampliação da capacidade assistencial



Os dados epidemiológicos vigentes demonstram considerável aumento no número de casos e de internações em virtude do novo coronavírus. Diante desse cenário, os equipamentos de saúde da Capital vêm sendo preparados para melhor acolher a demanda. Ao longo de fevereiro, 210 novos leitos estão em processo de instalação, exclusivos para o tratamento de síndromes gripais.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Município receberão 170 novos leitos de observação anexos à estrutura física existente. Serão 30 novos leitos na unidade do Edson Queiroz, 30 no Vila Velha, 30 no Bom Jardim, 40 no Jangurussu e 40 no Itaperi, chegando a uma ampliação de 177% de leitos.

Já o Instituto Dr. José Frota (IJF2) está operando com mais 10 novas vagas de terapia intensiva, enquanto o Hospital e Maternidade Dra Zilda Arns (Hospital da Mulher) está aumentando a capacidade de atendimento por meio da instalação de 30 novos leitos de enfermaria.

De acordo com a secretária Ana Estela, devido à circulação viral na Capital, o Município está se preparando para melhor atender à população. "O início da vacinação já nos traz uma grande esperança, mas, como ainda não temos um calendário disponível para que possamos vacinar em massa os fortalezenses, temos que estar atentos à demanda assistencial", frisou.

Leitos de tratamento Covid-19

Os novos leitos serão somados aos já existentes na rede municipal. Desde o ano passado, Fortaleza dispõe de 70 leitos para tratamento adulto exclusivo da Covid-19, distribuídos em unidades como IJF 2 e Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann. Além disso, conta com 60 leitos pediátricos conveniados no Hospital Infantil Filantrópico (Sopai).

Assistência à saúde na Rede Municipal

A SMS atua de forma abrangente em toda a Cidade, acolhendo pacientes com síndrome gripal em todas as suas unidades, a exemplo dos 116 Postos de Saúde e das 12 UPAs (seis municipais e seis estaduais).
(*) Com informações Roberto Moreira

Related Post

Vacinação e novos leitos para enfrentamento à Covid-19 marcam 50 primeiros dias da gestão Sarto BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 21 de fevereiro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...