Instalação de CPI da Covid-19 é apoiada, mas gera divergências entre senadores cearenses

A instalação de uma Comissão Parlamentar Mista (CPI) da Covid-19 no Senado Federal para investigar ações e omissões do Governo Federal no combate à pandemia voltou ao radar dos senadores cearenses, inclusive causando divergências entre os legisladores. Após aglomerações em visitas oficiais de Bolsonaro (Sem Partido) ao Ceará e campanhas contra restrições sanitárias, o senador Tasso Jereissati (PSDB) disse que vai cobrar ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a instalação da CPI para apurar o crime de responsabilidade do mandatário.
"Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade ao mandar as pessoas à morte, estimulando aglomeração”, afirmou o gestor após a visita do presidente ao Ceará. Para Tasso, o chefe do Executivo Federal "veio ao Ceará para tentar desmoralizar as medidas de restrição que acabaram de começar". "Isso é criminoso", acrescentou. As declarações do senador foram concedidas em entrevista ao jornalista Gerson Camarotti (G1).

O senador Cid Gomes (PDT) também pretende reivindicar à medida. “Estou afinado com o Tasso e cobrarei a instalação da CPI”, frisou o pedetista neste sábado. Um pouco antes, ele fez críticas as atitudes do presidente no Ceará, na sexta. Nos eventos para liberação de obras em estradas federais, Bolsonaro discursou e cumprimentou apoiadores sem máscara, além de provocar aglomerações.

Na ocasião, ele também alfinetou os gestores estaduais, dizendo que o governador "que fechar seu estado e que destrói emprego, ele é quem deve bancar o auxílio emergencial".

O senador Eduardo Girão (Podemos), por sua vez, disse ser favorável à instalação da CPI, desde que ela também investigue as ações e uso de recursos de estados e municípios. Essa é a condição, inclusive, para ele assinar o requerimento para a abertura da investigação.

"Sou favorável a CPI e assinarei desde que inclua também a gestão da pandemia nos Estados e Municípios.
Existem indícios de desvios dos recursos para o enfrentamento ao coronavírus em alguns entes federativos, inclusive no Ceará, como no escândalo do Hospital de Campanha do PV em Fortaleza [...]", ressaltou.

No fim do ano passado, antes das eleições, a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão na Capital para apurar suposto desvio de recursos públicos em contratos ligados à instalação do Hospital de Campanha. Neste ano, sem indiciar ninguém, a PF transferiu a investigação para o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Na época da operação, o antigo gestor de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), atribuiu as ações a interferência eleitoral de Bolsonaro, que apoiou a então candidatura do Capitão Wagner (Pros) à Prefeitura da Cidade.
Trâmite

Ao todo, 30 senadores assinaram o requerimento para a instalação da CPI, protocolado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Como são necessárias 27 assinaturas para pautar a abertura da investigação, o requerimento já pode deliberado em plenário e, em seguida, o colegiado ser montado. Todavia, a medida depende do aval do presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco.

Senadores que assinam o requerimento

- Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
- Tasso Jereissati (PSDB-CE)
- Cid Gomes (PDT-CE)
- Jean Paul Prates (PT-RN)
- Alessandro Vieira (Cidadania-SE)
- Jorge Kajuru (Cidadania-GO)
- Fabiano Contarato (Rede-ES)
- Alvaro Dias (Podemos-PR)
- Mara Gabrilli (PSDB-SP)
- Plínio Valério (PSDB-AM)
- Reguffe (Podemos-DF)
- Leila Barros (PSB-DF)
- Humberto Costa (PT-PE)
- Eliziane Gama (Cidadania-MA)
- Major Olimpio (PSL-SP)
- Omar Aziz (PSD-AM)
- Paulo Paim (PT-RS)
- José Serra (PSDB-SP)
- Weverton (PDT-MA)
- Simone Tebet (MDB-MS)
- Rose de Freitas (MDB-ES)
- Rogério Carvalho (PT-SE)
- Renan Calheiros (MDB-AL)
- Eduardo Braga (MDB-AM)
- Rodrigo Cunha (PSDB-AL)
- Lasier Martins (Podemos-RS)
- Zenaide Maia (Pros-RN)
- Paulo Rocha (PT-PA)
- Styvenson Valentim (Podemos-RN)
- Acir Gurgacz (PDT-RO)

Fonte: Diário do Nordeste

Related Post

Instalação de CPI da Covid-19 é apoiada, mas gera divergências entre senadores cearenses BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 28 de fevereiro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...