Prefeitura inicia entrega de quiosques e complexos de banheiros do Projeto Beira Mar de Todos

A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta quarta-feira (24/02), o primeiro quiosque e complexo de banheiros públicos das obras de requalificação do Projeto Beira Mar de Todos. O quiosque, com dois pontos comerciais, e o complexo de banheiros públicos estão situados na avenida Beira Mar, entre as ruas Tereza Hinko e Manuel Jacaré. Até junho, serão 40 quiosques e sete complexos de banheiros públicos.

O quiosque possui 96 m² de área construída e disponibiliza dois pontos comerciais. Os comerciantes Maria Goreti de Paiva Maciel e Edmar José de Morais foram os primeiros permissionários agraciados com as chaves do novo quiosque. Eles assinaram Termo de Permissão de Uso com a Regional 2, que prevê normas e orientações sobre as dinâmicas de conservação e manutenção.

Seu Edmar José de Morais trabalha na Avenida Beira Mar há 42 anos. Para ele, que já chegou a empregar mais de 30 funcionários em seu empreendimento, o momento é de renovação e de muito trabalho. “É uma grande alegria. Passei muito tempo em um outro quiosque com uma estrutura bem precária, e a gente não tinha onde guardar nosso material de cozinha. Quando chovia também não era legal. Passamos esse tempo na expectativa e finalmente saiu. Eu confiei, tive muito contato com o pessoal da Prefeitura e eu fiquei satisfeito”, relatou.

Já para a permissionária Maria Goreti, o sentimento foi de gratidão. “Hoje, chegou a vitória e estou lisonjeada por ser a primeira a receber o quiosque. Estou muito feliz, só tenho a agradecer a Deus, a todos os secretários que passaram por aqui, à Prefeitura”, destacou.


A nova avenida Beira Mar passará a contar com 40 novos quiosques, disponibilizando 80 pontos comerciais padronizados, com estrutura apropriada para o comércio local e para melhor acomodar os permissionários. Os novos espaços são todos equipados com rede de água e esgoto, pias, almoxarifado, vestiários, despensa para mantimentos, depósitos para mesas e cadeiras, além de iluminação e balcão para atendimento. Com design moderno, cobertura em fibra na cor amarela, revestimentos em cerâmica e pastilha de vidro, os quiosques oferecem mais conforto, organização e melhor estrutura, proporcionando uma nova experiência aos que visitam a região.

Conforme o secretário da Infraestrutura, Samuel Dias, no início da obra, um dos desafios foi a negociação com os trabalhadores da orla da Beira Mar, pactuando como essas pessoas iriam seguir seus trabalhos após as intervenções. "À época, todos foram cadastrados. Foi combinado que a Prefeitura entregaria os quiosques para que eles mantivessem suas atividades econômicas e gerassem renda para sustentar suas famílias. E assim está sendo feito a partir de hoje, esses quiosques representam o verdadeiro espírito da Beira Mar de Todos”, destacou.

De acordo com o secretário da Regional 2, Rennys Frota, as entregas dos novos quiosques aos permissionários já selecionados a partir de reassentamento serão realizadas conforme a conclusão das obras. “Foi feito todo um trato com os arredores da Beira Mar. Com barraqueiros, mercado ambulante, população circunvizinha, e de um modo geral a gente revisita esse momento, pactua com a sociedade e entrega um ambiente melhor e mais estruturado para que o visitante e o fortalezense possa melhor utilizá-lo”, destacou.

Banheiros públicos

O novo calçadão da Beira Mar passará a contar também com sete complexos de banheiros públicos. O primeiro complexo será disponibilizado a partir de desta quarta-feira para a população que frequenta a Beira Mar


Cada complexo dispõe de sanitários femininos e masculinos, com espaços adaptados para cadeirantes, com vasos especiais e demais itens de acessibilidade. Os banheiros possuem 45 m² de área construída e coberta em fibra, na cor vermelha, com revestimento em porcelanato cinza e chuveiro externo, atendendo a um antigo pedido dos comerciantes e banhistas que nunca tiveram um espaço na orla destinado para banho.

Rafael Pedro, que costuma jogar vôlei diariamente no aterro da beira-mar bem ao lado do trecho inaugurado, elogiou a iniciativa dos banheiros, principalmente o chuveiro. “Ficou ótimo, a gente estava precisando. A gente tem aqui o nosso espaço de lazer, e a estrutura ficou muito boa”, disse.

As obras da nova Beira Mar, realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), estão com 90% de execução e possuem conclusão prevista para junho deste ano, sendo mais uma opção de lazer e esporte, além de fortalecer a economia e o turismo na Capital.

“A obra pesada já está completamente executada, estamos agora no cronograma de término e entrega de pequenos detalhes, como os quiosques e os banheiros. É um trabalho complexo, que exige esforços de várias secretarias em conjunto e vai acontecer até o mês de junho”, reforçou Samuel Dias.

Capacitação

A nova avenida Beira Mar passará a contar com 40
 novos quiosques, disponibilizando
80 pontos comerciais padronizados

As Secretarias Municipais do Desenvolvimento Econômico e Regional 2 estão promovendo capacitação voltada para os permissionários das barracas de praia, visando a melhoria da comercialização e da divulgação dos seus produtos. O processo de qualificação oferece ferramentas direcionadas à gestão do empreendimento, a transações financeiras, orientação sobre o descarte de detritos na praia e boas práticas de higienização e alimentação. As aulas, que estão sendo ministradas de forma virtual, têm carga horária de 20 horas/aula.

Ordenamento do Território


Como forma de garantir o planejamento e o ordenamento territorial, na gestão passada, a Secretaria Regional 2 entregou Termos de Permissão de Uso com base na Lei Nº 10.870 de 29 de Março 2019, sancionada pelo prefeito Roberto Cláudio, que outorga aos ocupantes da Feira de Artesanato da Volta da Jurema, do Mercado dos Peixes do Mucuripe, das barracas de praia e dos quiosques existentes na Avenida Beira Mar, o exercício de suas atividades na Av. Beira Mar de forma regulamentada.

Para auxiliar e fortalecer esse ordenamento, a Regional 2 está articulando a criação de um Conselho Comunitário que pretende reunir os trabalhadores, trade turístico, moradores e usuários da Beira Mar. O resultado da obra de requalificação da Avenida Beira Mar trará um impacto positivo, aumentando a competitividade da economia local, proporcionando o fortalecimento e a geração de emprego e renda da cidade.



Related Post

Prefeitura inicia entrega de quiosques e complexos de banheiros do Projeto Beira Mar de Todos BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...