Anvisa afirma que inspeção em fábricas russas vão ocorrer entre os próximos dias 15 e 23

Comunicado do órgão enviado ao O Otimista afirma que a “primeira visita acontece dos dias 15 a 21 de abril na empresa JSC Generium e será realizada por três servidores da Anvisa

Kelly Hekally
kellyhekally@ootimista.com.br

Agência Nacional de Vigilância Sanitária
(Anvisa)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai realizar entre os próximos dias 15 e 23 duas inspeções técnicas para verificar o cumprimento das diretrizes sanitárias de fabricação da vacina Sputnik na Rússia.

Comunicado do órgão enviado ao O Otimista afirma que a “primeira visita acontece dos dias 15 a 21 de abril na empresa JSC Generium e será realizada por três servidores da Anvisa. Esta é a fábrica responsável pela produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) e pela vacina finalizada” e que a “segunda deve acontecer de 19 a 23 de abril na empresa UfaVITA, que é responsável pelas etapas finais de envase e embalagem. Esta segunda inspeção será feita por outra equipe com dois servidores da Anvisa, já que existe uma coincidência de datas e as duas fábricas estão a uma distância de duas horas de voo.”

As datas foram definidas, segundo a Anvisa, em função da disponibilidade do Fundo Russo e após reuniões nexta-feira (9) com o laboratório União Química e o Fundo Russo. Questionada pela reportagem sobre o andamento do processo de aprovação da Sputnik V, a agência afirmou que o tempo de execução da avaliação está diretamente condionado às exigências técnicas do processo de aprovação de imunizantes, as quais, afirma o órgão, ocorreram com as demais vacinas que foram aprovadas emergencial e permanentemente ou estão em vias de aprovação.

“É importante destacar que são dois processos diferentes e independentes [da Sputnik V]. Um é o pedido de uso emergencial da União Química. Outro é o pedido de importação feito pelos govenadores que não tem relação com a União Química. O pedido de importação feito pelos estado não tem relação com o pedido de uso emergencial solicitado pela União Química”, acrescentou a agência.


Related Post

Anvisa afirma que inspeção em fábricas russas vão ocorrer entre os próximos dias 15 e 23 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 10 de abril de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...