Em alerta de risco altíssimo para covid, Fortaleza inicia retomada das atividades econômicas não essenciais

Foto divulgação
Nesta segunda-feira (12), Fortaleza inicia a retomada das atividades econômicas não essenciais. O momento, apesar de animador, requer cautela e muita atenção, pois, segundo dados da plataforma IntegraSUS, a capital cearense está em alerta altíssimo para covid-19, com 92% do leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Além disso, apenas 12% dos leitos de enfermaria, oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estão disponíveis na cidade. Ainda de acordo com a plataforma, 359 casos de Covid-19 foram reportados somente no domingo (11) pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

É nesse contexto que os serviços de alimentação fora do lar, os shoppings, as escolas e as igrejas retomam o atendimento presencial, seguindo protocolos específicos que limitam o horário e a capacidade de funcionamento. Os detalhes do novo decreto do Governo do Ceará, que regulamentou a retomada econômica no Estado, foram divulgados no Diário Oficial, no último sábado (10). Nele, o governador Camilo Santana determinou que o Estado continuará em isolamento social, com toque de recolher todos os dias, das 20h às 5h. Já aos finais de semana, o isolamento social rígido volta a permitir somente as atividades essenciais.

O Estado tem enfrentado o lockdown novamente desde o dia 13 de março deste ano. Na última reunião de renovação do decreto mais rígido, realizada no dia 4 de abril, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, esteve presente e comentou, durante a live de anúncio da decisão, sobre os indicadores que apresentavam queda nas taxas de transmissão do vírus e de internação na Capital. O chefe do executivo municipal ainda apresentou os números de vacinação e reforçou a recomendação para que os fortalezenses se cuidem, pois a circulação viral na cidade ainda é uma realidade.

Campanha de vacinação em Fortaleza

Até sábado (10), 350.596 pessoas já haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Outras 118.497 completaram o ciclo de imunização com a segunda dose. No domingo (11), a Prefeitura de Fortaleza deu início a vacinação de cerca de 1500 profissionais da segurança, que foram incluídos nos grupos prioritários pelo Ministério da Saúde. Além deles, profissionais da saúde e idosos também foram vacinados. A campanha de vacinação segue imunizando a população da cidade e nesta segunda-feira(12) mais idosos e profissionais de saúde devem receber a imunização.
Confira os serviços que voltam a funcionar
Escolas retomam aulas presenciais

Segundo adiantado pelo governador durante uma live nas redes sociais, as crianças de até 5 anos de idade podem voltar a frequentar as escolas. As

atividades presenciais, até então, só eram permitidas para as crianças de, no máximo, 5 anos, mas agora estão permitidas para o 1º e o 2º ano do Ensino Fundamental.

Além disso, as escolas também devem respeitar o limite de, no máximo, 35% da capacidade de ocupação.

Para Andréa Sales, vice-presidente do Sindicato de Educação da Livre Iniciativa do Ceará (Sinepe-CE), o decreto deveria ter sido mais brando para o setor. “Entendemos que não existem problemas em abrir escolas. Portanto, poderíamos avançar para o retorno das atividades nas demais séries, principalmente na primeira e segunda série do Ensino Médio, onde os alunos estão há mais de um ano sem aulas presenciais”, detalhou.
Academias continuam sem funcionar

Esta decisão foi publicada no novo decreto estadual, que entrou no Diário Oficial da União neste sábado e começa a valer na próxima segunda-feira (12). Assim, as academias devem continuar fechadas até, pelo menos, o dia 18 de abril, que é o período de validade deste decreto.

“Permanece vedado o funcionamento de academias, parques aquáticos, barracas de praia, cinemas, museus e teatros, públicos ou privados”, diz o documento.
Shoppings voltam a funcionar; confira os horários

Nos shoppings, as atividades comerciais serão retomadas durante os dias úteis, de segunda a sexta, mas devem voltar a fechar no fim de semana. Além disso, estes empreendimentos devem funcionar somente entre às 12h e 18h, com limitação de 25% da capacidade de atendimento.

Este horário de funcionamento e limitação de ocupação também é válido para restaurantes situados dentro dos shoppings.

O novo decreto do governo do Estado também exige que os shoppings sigam algumas regras para garantir a segurança dos trabalhadores e dos clientes. São elas:
realização do controle eletrônico nas entradas principais dos shoppings informando, através de painéis, a quantidade máxima permitida e a quantidade de pessoas naquele momento no local;
inclusão da quantidade de clientes, funcionários e demais colaboradores presentes simultaneamente na capacidade máxima de cada estabelecimento, em shopping ou comércio de rua.
Restaurantes voltam a funcionar

Os restaurantes, que estiveram fechados durante todo esse período de lockdown, voltam a funcionar, mas devem seguir as restrições de horários. O funcionamento destes locais está autorizado de segunda a sexta-feira entre as 10h e 16h, no caso dos restaurantes de rua, e entre as 12h e 18h, para os que ficam em shoppings.

No caso dos restaurantes de hotéis, o atendimento ao público pode acontecer também de segunda a sexta, porém no horário de 16h às 20h. Durante o fim de semana, esse atendimento, que deve respeitar o mesmo horário, é exclusivo para as pessoas hospedadas no hotel.

Fora deste horários, o atendimento presencial de todos os restaurantes deve continuar suspenso e eles só poderão funcionar por delivery.

Além disso, os restaurantes devem respeitar as seguintes normas:
proibição de festas, de qualquer tipo, em quaisquer restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos em ambientes fechados e abertos;
disponibilização de música ambiente, inclusive com músicos, vedado espaço para dança e qualquer outra atividade que caracterize festas em restaurantes e afins.
limitação a 6 (seis) pessoas por mesa nos restaurantes e afins, além do que: limitação do atendimento a consumo no local ou viagem, sem permitir pessoas em pé, inclusive na calçada; proibição de fila de espera na calçada; e utilização de filas de espera eletrônicas.
estímulo para que os estabelecimentos, inclusive restaurantes, busquem se certificar com o Selo Lazer Seguro, emitido pela SESA.
Alguns serviços não sofrem restrições de horários
Mesmo com a reabertura do comércio e a retomada de diversas atividades, o Estado ainda deve respeitar um toque de recolher durante a semana, das 20h até as 5h do dia seguinte, e o isolamento social rígido durante o fim de semana.

Porém, alguns serviços e estabelecimentos foram autorizados a continuar funcionando sem nenhuma restrição, mesmo durante o horário do toque de recolher e o isolamento social rígido. São eles:
serviços públicos essenciais;
farmácias;
supermercados/congêneres;
indústria;
postos de combustíveis;
hospitais e demais unidades de saúde e de serviços odontológicos e veterinários de emergência;
laboratórios de análises clínicas;
segurança privada;
imprensa, meios de comunicação e telecomunicação em geral;
funerárias.
Salões de beleza voltam a funciona
Entre os serviços que voltam a abrir estão os salões de beleza, que agora estão autorizados a funcionar, mas precisam seguir as medidas de restrições do novo decreto. O horário de funcionamento varia de acordo com o local onde o estabelecimento está instalado. Se estiver em um shopping, deve ser o funcionamento determinado para estes estabelecimentos, que é de 12h às 18h. Já se não estiver, segue a regra do comércio de rua e serviços e pode atender das 10h às 16h.

Assim como os outros locais, os salões de beleza devem manter um limite de atendimento simultâneo e só receber, no máximo, 25% da sua capacidade. Essa quantidade também inclui o número de funcionários do local.


Related Post

Em alerta de risco altíssimo para covid, Fortaleza inicia retomada das atividades econômicas não essenciais BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 12 de abril de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...