Fortaleza inicia primeira fase da vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (12/04)

A primeira fase da campanha tem
como público-alvo crianças,
gestantes, puérperas e trabalhadores
da área da saúde
A primeira fase da campanha tem como público-alvo crianças, gestantes, puérperas e trabalhadores da área da saúde A Prefeitura de Fortaleza inicia, por
meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a primeira fase da campanha nacional contra a gripe. A imunização começa nesta segunda-feira (12/04), nas salas de vacinação dos 116 postos de saúde da Capital. A primeira fase da campanha tem como público-alvo crianças, gestantes, puérperas e
trabalhadores da área da saúde.
Nesta sexta-feira (09/04), a Prefeitura de Fortaleza recebeu, da Secretaria da Saúde do Estado, 90 mil doses da vacina da gripe, que atua contra a H1N1, H3N2 e o vírus influenza B. A quantidade de doses conseguirá imunizar cerca de 30% do público-alvo da primeira fase da campanha. Em 2020, Fortaleza conseguiu imunizar mais de 753 mil pessoas dos públicos prioritários contra a gripe.

Quem será vacinado

Inicialmente, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas. O grupo foi escolhido pela vulnerabilidade à influenza, de acordo com o informe técnico do Ministério da Saúde (MS) sobre a campanha. Eles poderão se dirigir a um dos 116 postos de saúde, das 8h às 17h, com documento oficial com foto ou cartão de vacinação, no caso das crianças, para serem imunizados.

No caso das puérperas - mulheres no período até 45 dias após o parto - deve ser apresentado documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto) durante o período de vacinação.

Também serão vacinados trabalhadores da saúde. Os profissionais que atuam em hospitais serão vacinados nos seus locais de trabalho. Os profissionais que trabalham em clínicas particulares, laboratórios e autônomos poderão se vacinar nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS). Para ter direito à vacina, os trabalhadores devem apresentar um documento de identidade com foto e também um documento de comprovação do trabalho, como, por exemplo, a carteira de trabalho, uma declaração de vínculo, o contracheque ou a carteira do conselho da categoria.

Vacinação Covid-19

Caso o trabalhador da saúde tenha recebido a vacina da Covid-19, ele deve aguardar para receber a vacina respeitando o intervalo de, no mínimo, 14 dias após o recebimento da segunda dose.

Além disso, assim como acontece com a vacina contra a Covid, é recomendado que pessoas com sintomas de síndrome gripal evitem receber a vacina, devendo aguardar 30 dias após o início dos sintomas.

Fases da campanha de vacinação contra a gripe

1ª fase: crianças (6 meses de idade a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde;
2ª fase: Idosos a partir de 60 anos e professores;
3ª fase: portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.


Related Post

Fortaleza inicia primeira fase da vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (12/04) BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 12 de abril de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...