Deputados avaliam como animadora previsão da Funceme para quadra chuvosa de 2022



Prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que o Ceará tem 40% de chance de receber chuvas acima da média entre os meses de fevereiro e abril deste ano. A previsão traz também outras possibilidades: 40% de chance de chuvas na média histórica do Estado e 20% de chances de chuvas abaixo da média.

O quadro atual é otimista quando comparado ao de 2021, que iniciou sua quadra chuvosa já com 50% de chances de chuvas abaixo da média histórica.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca e membro da Comissão de Recesso da Assembleia Legislativa, deputado Acrísio Sena (PT), comemora a previsão. Ele observa que as chuvas dos 13 primeiros dias de 2022 já superaram o volume observado em todo o mês de janeiro do ano passado.

“Vale destacar que regiões críticas, como o sertão central e Inhamuns, já estão registrando uma média pluviométrica considerável. Tudo isso traz esperança para o sertanejo. Água é riqueza para o nosso povo. Agora temos que agir para aproveitar esse momento tão favorável”, diz o deputado.

Acrísio Sena informa que seu mandato destinou 50% das emendas parlamentares ao Orçamento de 2022 para o Programa Hora do Trator – política do Estado que beneficia milhares de agricultores familiares com a garantia de máquinas para o preparo do solo.

“Precisamos de mais. Vamos aproveitar as chuvas e ampliar a quantidade de sementes em todo o Ceará. É hora de articular parcerias com as prefeituras e disponibilizar assessoria técnica para o pequeno produtor”, defende.

Os deputados Moisés Braz (PT), Nizo Costa (PSB) e Ferreira Aragão (PDT), membros titulares da Comissão de Recesso da Assembleia Legislativa, também comemoram a previsão da Funceme.

Para Moisés Braz, os dados divulgados pela Funceme nos trazem esperança ao apontar um cenário com chuvas acima da média no Ceará. “A expectativa é que nos próximos meses, com terra molhada, os agricultores cearenses possam colher uma boa safra. A previsão é animadora, principalmente para os pequenos produtores”, diz.

A promessa de chuvas acima da média, segundo ele, é um grande estímulo à agricultura cearense, que leva o alimento às famílias do nosso Estado.

Nizo Costa também recebeu a notícia com otimismo. Segundo ele, a promessa de uma boa quadra chuvosa “renova as esperanças do sertanejo, que impulsiona sua produção e gera mais alimento para as famílias”. “O ano que tem um inverno bom é um ano farto para as famílias, para os produtores e para todos os envolvidos na produção e comercialização de alimentos”, disse.

Ferreira Aragão também comemorou a previsão, mas foi cauteloso. Para ele, chuvas acima da média são um bom sinal de estabilidade hídrica, por garantir mais água nos reservatórios do Estado. “Mas também há um lado ruim, que é o prejuízo que o excesso de água traz para agricultura e, no caso das cidades, para as famílias que habitam áreas de risco”, pondera.

Conforme informações do portal da Funceme, a média normal climatológica para o período (fev/mar/abr) é de 510,1 milímetros. Já a classificação acima da média é a partir de 587,1 milímetros. O limite entre esses dois indicadores forma a previsão em torno da média, que pode ir de 433 mm a 587 mm. Abaixo de 433 mm já é considerado abaixo da média.

Ainda segundo o portal, a distribuição temporal e espacial das chuvas "pode ser interessante" para os reservatórios cearenses, mas isso não quer dizer que eles terão recarga suficiente para abastecimento. O nível de chuvas pode ocorrer dentro da média, sem aportes negativos.

PE/CG

Related Post

Deputados avaliam como animadora previsão da Funceme para quadra chuvosa de 2022 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...