Comitê de Responsabilidade Social realiza ações com foco no desenvolvimento sustentável




O Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, ao longo de 2021, diversas ações nas áreas de saúde, segurança, cidadania e sustentabilidade, promovendo o desenvolvimento social e sustentável dos servidores da AL e comunidades do entorno. Entre as metas do Comitê, está contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Implementado em 2021 pelo presidente da AL, deputado Evandro Leitão (PDT) e liderado pela primeira-dama da Casa, Cristiane Leitão, o Comitê é formado pela Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Célula de Articulação e Fomento à Cidadania e Célula de Saúde e Segurança do Trabalho.

A coordenadora do Comitê, Luana Brasileiro, comenta que 2021 foi muito relevante para a responsabilidade social da Assembleia, com a criação inicialmente do Núcleo de Responsabilidade Social em junho de 2021 que, pela relevância das ações, se transformou em Comitê, em setembro.

Luana Brasileiro explica que ao longo do primeiro semestre de atividades, o Comitê mobilizou, por meio de diversas reuniões, a formatação e efetivação de parcerias internas e externas essenciais para o trabalho de desenvolvimento sustentável.

A equipe de trabalho também construiu o planejamento estratégico e a organização para o cumprimento do plano de ações nas diversas frentes de atuação. A coordenadora do Comitê avalia que, em 2022, o processo de parcerias e ações iniciado em 2021 será fortalecido com novas iniciativas e projetos.

SUSTENTABILIDADE

A Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental atua com iniciativas que buscam o uso racional dos recursos naturais e a sensibilização e capacitação dos servidores e comunidades cearenses. Ao longo de 2021, foram realizados cursos com foco na sustentabilidade para servidores da AL e comunidades do entorno e a doação de, aproximadamente, 500 mudas de plantas nativas em diversos eventos da Casa.

Além dos cursos, a Célula promove ações com foco na informação, na coleta de resíduos sólidos, de lacres para participação de ação social, assim como eventos na Semana do Meio Ambiente, realizada em junho. Em 2021, as iniciativas da Célula compuseram um panorama de ações da Assembleia que foi premiado pelo Selo TCE Ceará Sustentável 2020-2021, outorgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em reconhecimento à sustentabilidade.

Conceição Machado, orientadora da Célula, destaca os projetos inovadores e os excelentes resultados alcançados que repercutiram “na qualidade de vida dos servidores e da sociedade como um todo”. Ela ressalta ainda a integração da Célula ao Comitê de Responsabilidade Social, o que possibilitou mais autonomia e destaque para as ações.

SEGURANÇA DO TRABALHO

A Célula de Saúde e Segurança do Trabalho direciona ações para proporcionar condições de trabalho saudáveis, planejar e desenvolver atividades de educação em saúde e promover saúde nos espaços laborais, assim como prevenir acidentes.
Joaquim Garcia, orientador da Célula, aponta entre as ações o protocolo de biossegurança de retorno das atividades presenciais, visando um ambiente de trabalho saudável no combate à Covid-19 e parcerias com diversas células do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da AL e do Comitê de Responsabilidade Social para a realização de atividades com os servidores e comunidades do entorno.

Com equipe multiprofissional e interdisciplinar e parcerias, a Célula, ao longo de 2021 realizou cursos e workshops sobre ergonomia, alimentação saudável no ambiente de trabalho, combate a incêndio e primeiros socorros, entre outros.

FOMENTO À CIDADANIA

Atuando na promoção do desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e comunidades, a Célula de Articulação e Fomento à Cidadania estabeleceu ao longo de 2021 parcerias com órgãos da Casa, organizações da sociedade civil, mediadores comunitários, instituições de ensino e entidades governamentais para promover diversas ações.

Tamires Guimarães, orientadora da Célula, explica que o planejamento das atividades foi realizado, desde o começo, com a escuta dos líderes comunitários e demandas das comunidades parceiras para a efetivação de todo o plano de ação proposto para o ano.

A Célula promoveu rodas de conversa, palestras e oficinas sobre temas diversos como promoção e prevenção à saúde, meio ambiente, assim como atividades que integraram a programação das campanhas do Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul da AL.

Da Redação/AT/com Assessoria

Related Post

Comitê de Responsabilidade Social realiza ações com foco no desenvolvimento sustentável BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...