Conta de luz no Brasil sobe mais do que o dobro da inflação em sete anos



De acordo com dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), a conta de luz subiu mais do que o dobro da inflação no Brasil desde 2015. A tarifa residencial acumula uma alta de 114% neste período, já a inflação teve uma alta de 48%, uma diferença de 137%. A informação foi publicada nesta terça-feira (18), pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O aumento é resultado do crescimento dos encargos, subsídios, do uso de termelétricas que geram uma energia mais cara e também do modelo de contratação de energia. O vice-presidente da Abraceel, Alexandre Lopes, comentou que ainda devemos ter um aumento acima da inflação em 2022, porque os custos de 2021 ainda não foram repassados aos consumidores.

“Temos custos de 2021 ainda não repassados para as tarifas. Então, devemos ter um aumento acima da inflação em 2022. Quando o novo empréstimo ao setor elétrico começar a ser pago, impactará ainda mais as tarifas. Então, parte desses custos da crise será neste ano, e outras parcelas nos próximos anos.”, reforça.

(*) Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel),
www.carlosdehon.com

Related Post

Conta de luz no Brasil sobe mais do que o dobro da inflação em sete anos BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...