Menos de 20% das crianças aptas à vacina contra a Covid-19 estão cadastradas no Ceará



A poucos dias do início da vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, apenas 18,58% do público infantil apto a receber a dose do imunizante no Ceará está cadastrado na plataforma Saúde Digital, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Dos 904 mil cearenses nesta faixa etária, apenas 168 mil estão com os dados inseridos no sistema. A informação foi revelada pelo governador Camilo Santana (PT) durante live nas redes sociais nesta quarta-feira, 12.
Ao apontar que o número está muito abaixo do esperado, Camilo fez um apelo para que os pais providenciem o cadastro dos seus filhos com antecedência. “Ainda é muito pouco [esse número]. Você pode fazer o cadastro do seu filho e da sua filha no site da Sesa. Eu mesmo já fiz o do Pedro, meu filho de onze anos, e o da Luiza, de nove anos, para que possam, imediatamente, assim que as doses chegarem, receberem a vacina”, disse o governador, acrescentando que não há necessidade de apresentação de prescrição médica no processo de cadastramento.

Segundo Camilo, o Ministério da Saúde (MS) estipulou a distribuição dos primeiros lotes de vacinas pediátricas aos estados na próxima sexta-feira, 14. O governador disse que as doses serão distribuídas aos municípios cearenses no mesmo dia que desembarcarem no Estado. Ele frisou que há uma mobilização das autoridades sanitárias cearenses para que o maior número de crianças possível seja vacinado antes do retorno às aulas, previsto para fevereiro.

“Vai ser um momento muito importante porque coincide com o período da volta às aulas, então o ideal é que as nossas crianças estejam vacinadas para retornar com segurança às escolas neste ano letivo de 2022. É muito importante que os pais façam o cadastro para que esse processo seja o mais rápido possível”, reiterou o pedido.

O cadastro para a vacinação de crianças contra a Covid-19 no Ceará foi aberto no dia 16 de dezembro, mesma data em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do imunizante da Pfizer no grupo de 5 a 11 anos. O procedimento é o principal requisito para o agendamento da aplicação, que também será informado pela mesma plataforma da Sesa.

Fonte: O Povo

Related Post

Menos de 20% das crianças aptas à vacina contra a Covid-19 estão cadastradas no Ceará BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...