Ômicron: SMS confirma transmissão comunitária da variante em Fortaleza



A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou que já existe a transmissão comunitária da variante Ômicron do coronavírus na Capital. Pasta divulgou a informação no último Informe Semanal da Covid-19, que traz detalhes sobre o cenário epidemiológico da pandemia em Fortaleza. O termo é usado para indicar ocorrência de casos quando já não é possível identificar a origem da contaminação, ou seja, o vírus já circula sem restrições entre a população.

"Houve introdução e já há transmissão comunitária da nova variante de preocupação internacional Ômicron (B.1.1.529) em Fortaleza. A Ômicron tem um número incomum de mutações e alta transmissibilidade, devendo se tornar a variante dominante no cenário epidemiológico nacional e local nas próximas semanas. Por essa razão, a incidência da doença deve continuar a ser rigorosamente monitorada", pondera o órgão no documento.

Ainda, a média móvel atual estimada de casos (60,7 casos) é quase o dobro da registrada duas semanas atrás (31,0 casos), existindo uma tendência de aumento progressivo dos casos da doença na Cidade. Mesmo com o aumento dos diagnósticos, o atual padrão de mortalidade pela doença é considerado "estável" pela SMS - graças ao fim da segunda onda de casos e ao aumento da fração da população imunizada. Em Fortaleza, quem já recebeu a D2 há mais de quatro meses já pode tomar a D3 sem necessidade de agendamento.

Porém, o boletim não descarta que os dados podem mudar devido a nova variante. "Tal cenário pode ainda ser alterado pela dominância da nova variante Ômicron que tem relevante escape vacinal, embora pareça ser menos “agressiva” do ponto de vista do curso clínico", informou a SMS. Dias antes da divulgação dos dados municipais, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) não descartava a possibilidade de transmissão comunitária da Õmicron no Ceará.

Até este sábado, 1º de janeiro, um total de três casos da variante foram confirmados no Ceará, todos em viajantes. "Uma delas é tailandesa, de 24 anos, está grávida e começou a sentir sintomas gripais no dia 7 de dezembro. Ela fez exame no CT do drive-thru do Shopping RioMar Kennedy e cumpriu o isolamento em Fortaleza. Não há informação sobre vacinação na paciente", detalhou a pasta por meio de nota na ocasião.

Related Post

Ômicron: SMS confirma transmissão comunitária da variante em Fortaleza BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 2 de janeiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...