Pré-Bienal do Livro do Ceará começa na próxima segunda-feira (24); veja a programação



Tem início na próxima segunda-feira (24) a Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará. A Bienal, que foi suspensa em 2021 em razão das medidas sanitárias, inicia 2022 com a proposta de preparar o ambiente para o evento, que ocorrerá no segundo semestre de 2022, em data ainda a ser definida.

A abertura da Pré-Bienal será no dia 24, às 19 horas, com a apresentação da Programação e um Bate-Papo com os Curadores, os escritores Conceição Evaristo, Tércia Montenegro, Talles Azigon e Daniel Munduruku, responsáveis pela curadoria dos dois eventos, Pré-Bienal e Bienal. O encontro será conduzido pelo Secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, e ocorrerá sob a forma de transmissão virtual pelo canal da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) no YouTube.

A programação da Pré-Bienal do Livro do Ceará contará com Rodas de Conversa, Palestras e Mesas de Debates; com o projeto Bienal Escuta; com oficinas temáticas e lançamentos de livros; além de atividades de Leituras Públicas e espetáculos lítero-musicais, entre outras. As atividades e ações culturais serão realizadas na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e em diversos ambientes e territórios, com ações presenciais e virtuais, com e sem a presença de público, de acordo com as orientações sanitárias.


“Em função da pandemia, não tivemos condições de realizar a Bienal Internacional do Livro do Ceará em 2021. Como o desejo de realizá-la é muito grande, pois se trata de um evento com enorme grau de pertencimento, decidimos realizar atividades prévias que servirão como ações de mobilização poética e social, antecipando um pouco o conceito, o programa e o espírito da nossa Bienal em 2022”, adianta o secretário da Cultura, Fabiano Piúba. “Para começar, já temos o tema desta edição: Diversidade. A diversidade em sua plenitude étnica, cultural, natural, artística, territorial, de gêneros e de espécies. Assim, juntamos os conceitos de diversidade e bibliodiversidade que vão marcar o tom e o espírito cultural, educativo e político da edição de 2022. Com a Pré-Bienal vamos criando e regando um terreno fértil numa programação que vai se encorpando para quando a Bienal chegar plenamente”, reforça Fabiano Piúba.

Para a diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha, começar 2022 com a programação da Pré-Bienal “é ao mesmo tempo uma necessidade, um sinal de perseverança e de esperança”. “Esperança de que tempos difíceis sempre passarão. Necessidade, pois a arte, a literatura, o livro e a leitura nos ajudam a atravessá-los. Perseverança, pois junto com a Secult Ceará, seguimos trabalhando para que o direito à cultura seja efetivado, nesse modelo de parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada. Para o IDM, é um honra estar presente em mais uma edição deste importante evento do calendário cultural cearense”, reforça Rachel Gadelha.
Bienal Internacional do Livro do Ceará

Na 14ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, o tema “Leitura, Literatura e Diversidade” é expresso em seu conceito de convite ao encontro, ao diálogo e à volta ao cuidado como princípio.


“O Brasil é um país que tem vocação para a felicidade, costumo dizer. E a felicidade do Brasil está na sua diversidade: de vozes, de saberes, de culturas, de fazeres, de temperos, de melodias, de movimento dos corpos. É preciso caminhar para a valorização dessa diversidade olhando para a nossa história, para nossos ancestrais. É a única possibilidade de caminharmos para frente e construirmos o Brasil que queremos e merecemos. Trazer essa multiplicidade de vozes para o palco da bienal é um grito de liberdade”, destaca o escritor e curador, Daniel Munduruku.
Serviço

Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará
De 24 de Janeiro a 31 de Março de 2022

Related Post

Pré-Bienal do Livro do Ceará começa na próxima segunda-feira (24); veja a programação BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...