Prefeito José Sarto lança programa pioneiro de intercâmbio nacional para jovens



A Prefeitura de Fortaleza lançou, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, nesta quarta-feira (19/01), o edital da 1ª edição do Liderança Jovem Fortaleza, programa de intercâmbio nacional para jovens entre 18 e 29 anos. Em live nas redes sociais, o prefeito José Sarto anunciou que 100 inscritos serão selecionados para passar oito semanas em alguma das seguintes cidades do Brasil: Campo Grande (MS), Manaus (AM), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). As inscrições são on-line e gratuitas através do site Seleção Juventude, de 19 a 28 de janeiro.

Edital Liderança Jovem Fortaleza

Os jovens selecionados devem atuar como lideranças em algum projeto social na Cidade. Nos locais para onde serão enviados, eles terão tutoria das instituições e organizações parceiras do projeto e ficarão imersos nas iniciativas sociais daquele território. A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), garantirá as passagens de ida e volta, hospedagem e uma ajuda de custo de R$ 1.600.

“A ideia é que esse intercâmbio social vá dinamizar o que já existe nas comunidades de Fortaleza. Quem sai do seu território, e muito provavelmente muitos desses jovens nunca saíram, conhece outras realidades, práticas, e volta com uma visão de mundo diferente. Dos selecionados, 20 vão ser escolhidos pelos melhores projetos e vão ganhar computador, projetor, som, toda uma infraestrutura para continuarem a influenciar positivamente as suas comunidades”, ressaltou o prefeito José Sarto.

O prefeito também afirmou que a seleção vai considerar jovens já envolvidos em projetos em diversas áreas da sociedade ― economia criativa, combate a desigualdades e sustentabilidade, dando como exemplo iniciativas que vão desde a distribuição de alimentos, a ações como ensino de línguas estrangeiras, reforço escolar, capacitações tecnológicas, dentre outras.

De acordo com o secretário da Juventude, Davi Gomes, a seleção para o programa Liderança Jovem Fortaleza será realizada por um time de formadores capacitados e professores. Serão priorizados os projetos com maior poder de impacto e potencial de crescimento.

“O principal é plantar uma sementinha com esse projeto, e que esses jovens voltem pra cá com essas novas práticas. A gente já percebeu isso com o Juventude Sem Fronteiras, quando eles foram pro exterior, e agora vão conhecer outras realidades dentro do Brasil”, reforçou o secretário.

Em pesquisa realizada pela Secretaria da Juventude, 60% dos jovens de Fortaleza manifestaram interesse em se engajar em projetos sociais.

“É um projeto inovador, não existe a nível Brasil. Nosso financiador, que é o BID, ficou muito encantado porque o projeto pode ser replicado várias vezes. A gente percebeu, em pesquisas e escutando essa galera, que a juventude gosta muito de se engajar em projetos sociais, filantrópicos, e é muito importante essa experiência com outras cidades”, acrescentou Gomes.

Liderança Jovem Fortaleza

Podem participar egressos do sistema público de ensino ou do Programa Academia Enem (edições 2019 e 2020). Também é necessário ser residente de Fortaleza e ter atuação em projetos sociais — que podem ser ONGs, escolas ou até mesmo pessoais. Durante o intercâmbio de experiência e aprendizado, os selecionados participarão como voluntários de uma Organização Não Governamental (ONG). Após o período, os jovens deverão desenvolver uma intervenção social em sua comunidade com base na experiência.

Os intercambistas terão direito a passagens ida e volta; acomodação; ajuda de custo; transfers de chegada e retorno no destino, e seguro viagem. Após o processo seletivo, o intercâmbio deve ocorrer entre março e maio de 2022. Além disso, das 100 ações de impacto social resultantes do Liderança Jovem Fortaleza, 20 serão selecionadas no concurso Aqui Tem Juventude. Essas intervenções serão premiadas com um notebook; um projetor; uma tela de projeção; uma impressora, e uma caixa de som.

Processo seletivo

Os candidatos serão avaliados em fase única, dividida em duas etapas de caráter eliminatório e classificatório. As fases consistem na análise da documentação e classificação de acordo com as comprovações apresentadas.

O resultado preliminar deve ser divulgado em 7 de fevereiro. Todo o processo pode ser acompanhado através do Portal da Juventude e redes sociais da Secretaria de Juventude, conforme as datas previstas em edital.

Para dúvidas e mais informações: editalliderancajovembrasil@gmail.com

Serviço

Inscrições para o Liderança Jovem Fortaleza

Período: 19 a 28 de janeiro de 2022

Seleção Juventude

Related Post

Prefeito José Sarto lança programa pioneiro de intercâmbio nacional para jovens BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...