Quais os riscos de usar o celular ligado à tomada em dias de chuva?



O período das chuvas no Ceará traz a necessidade de os cidadãos redobrarem os cuidados ao utilizarem celulares enquanto os aparelhos estão carregando. A Enel, companhia de distribuição de energia do Estado, recomenda a não utilização dos eletrônicos ligados à tomada, principalmente em dias chuvosos. A orientação visa diminuir os riscos de acidentes por descargas elétricas, que podem gerar a perda do aparelho, queimaduras locais ou até óbitos em casos mais graves.

Segundo o responsável de operação da Enel Ceará, Marcelo Puertas, não existe problema em utilizar o aparelho desconectado da rede elétrica, mas a orientação é evitar o uso do celular conectado à tomada durante as chuvas. “A nossa recomendação, sempre, é jamais utilizar o equipamento eletrônico conectado em tempos chuvosos e em momentos de tempestade. Em função das descargas elétricas, algum raio pode cair próximo às localidades e ter uma circulação maior de energia, que pode acabar atingindo as pessoas”, explica Puertas.

Sendo muito necessário usar o aparelho conectado à tomada, Puertas pede para se observar como estão as condições climáticas. Com chuva e descargas atmosféricas, a dica é não usar mesmo em situações de emergência. “Observando grandes tempestades, é bom não utilizar o aparelho conectado à rede. É a melhor alternativa. Mesmo na urgência, é bom esperar concluir o carregamento para poder tirar.”

Related Post

Quais os riscos de usar o celular ligado à tomada em dias de chuva? BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...