BRASÍLIA <> CÂMARA FEDERAL <> APROVADO NOVO PISO SALARIAL DO PISO DE ENFERMAGEM!!!!



A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (15) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê assistência financeira complementar da União para o pagamento dos pisos salariais do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira. Agora, a matéria segue para o Senado.
O texto estabelece que o superávit financeiro dos fundos públicos do Poder Executivo pode ser usado como fonte de recursos para o cumprimento dos pisos. De acordo com texto da relatora, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), poderão ser destinados recursos dos fundos públicos do Poder Executivo, apurados ao final de cada exercício, nos exercícios financeiros de 2023 a 2027.

A matéria prevê ainda a possibilidade de uso de parcela dos recursos do Fundo Social a ser aplicada na área de saúde, como forma de criar uma fonte permanente para o pagamento do auxílio financeiro para o cumprimento do piso de enfermagem.

Ainda assim, haverá um período de transição para que os limites sejam contabilizados no prazo de 11 anos após a entrada em vigor da medida, considerando sem impacto o primeiro ano e com aumento de 10% da contagem desse impacto nos dez anos seguintes.

➡ ENTENDA:

O piso salarial para enfermeiros foi aprovado em agosto pelo Congresso Nacional no valor de R $4.750 e valores escalonados para outras categorias como técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras.

No entanto, no mês seguinte, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o piso ao atender a Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde). Na ocasião, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que a decisão foi tomada porque era preciso uma fonte de recursos para viabilizar o pagamento do piso salarial. Segundo o ministro, hospitais particulares estavam realizando demissões por antecipação. Além disso, obras sociais, santas casas e prefeituras relataram que não têm recursos para fazer o pagamento do piso.

(Foto: Reprodução)

Related Post

BRASÍLIA <> CÂMARA FEDERAL <> APROVADO NOVO PISO SALARIAL DO PISO DE ENFERMAGEM!!!! BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...