POR RISCO DE EVENTUAL PRISÃO BOLSONARO FOI ACONSELHADO A DEIXAR O PAÍS ANTES DE 1º DE JANEIRO; ENTENDA O CASO



O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve deixar o país antes do dia 1º de janeiro. De acordo com interlocutores ouvidos pelo blog da Natuza Nery, do G1, a decisão do presidente de sair do Brasil antes do final do mandato foi tomada por medo de ser preso.
Conforme o blog, Bolsonaro questionou advogados próximos se poderia ser punido caso não passasse a faixa para Lula. A resposta foi de que não haveria problemas. Na sequência, o presidente passou a questiona sobre a possibilidade de ser preso assim que perdesse o foro privilegiado em 1º de janeiro.

Em resposta, Bolsonaro ouviu que qualquer juiz de primeira instância poderia decretar a prisão dele. Algumas das pessoas consultadas pelo presidente lembraram do caso de Michel Temer, que foi preso por determinação do juiz de 1ª instância Marcelo Bretas cerca de três meses após deixar o Palácio do Planalto.

O risco de Bolsonaro ser preso logo após perder o foro privilegiado não seria imediato. As investigações contra o futuro ex-presidente estão nas mãos dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que precisam remeter os inquéritos para a 1ª instância. Além disso, o Judiciário está em recesso, ou seja, o risco de uma eventual prisão poderia de fato surgir a partir de fevereiro.

No Diário Oficial da União desta sexta-feira (30), um despacho do Secretário-Executivo da Secretária-geral da Presidência da República, Mario Fernandes, confirma a viagem de Bolsonaro para Miami, nos Estados Unidos.

De acordo com a publicação, uma equipe de assessores irá acompanhar Bolsonaro na viagem. “Para realizar o assessoramento, a segurança e o apoio pessoal do futuro ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro, em Agenda Internacional a realizar-se em Miami/Estados Unidos da América, no perídio de 1º a 30 de janeiro de 2023, incluído o período de deslocamento, com ônus”, diz o despacho.

(*) SERTNEWS


Related Post

POR RISCO DE EVENTUAL PRISÃO BOLSONARO FOI ACONSELHADO A DEIXAR O PAÍS ANTES DE 1º DE JANEIRO; ENTENDA O CASO BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 31 de dezembro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...