Ceará registra primeira sangria de açude em 2023

Açude Germinal <> Palmácia Ceará


Foram precisos apenas 6 dias para o primeiro açude cearense atingir sua capacidade máxima e sangrar neste ano de 2023. O Germinal, reservatório da cidade de Palmácia, atingiu sua cota máxima nesta sexta-feira (6). O açude tem capacidade total de armazenamento de água de 2,1 milhões de metros³.

O reservatório virou o ano com boa recarga acumulada, com volume superior a 95%. Diante das primeiras chuvas de 2023, o açude aportou água e atingiu sua sangria.

Outros três reservatórios estão na iminência de sangrarem: Caldeirões, em Saboeiro; Rosário, em Lavras da Mangabeira e, o Aracoiaba; estão com volume acima dos 90% e podem verter nos próximos dias.

No no passado, o primeiro açude a sangrar foi o Barragem do Batalhão, na cidade de Crateús. Conforme levantamento realizado pelo Diário do Nordeste, com base em dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o reservatório atingiu sua cota máxima no dia 8 de janeiro.

Àquela altura, apenas um açude estava com volume acima dos 90%, era o Germinal, em Palmácia, que viria a sangrar somente no dia 22 daquele mês.

Com informações do Diário do Nordeste.

Related Post

Ceará registra primeira sangria de açude em 2023 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 7 de janeiro de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...