Crusoé: "Tem conserto?"

Invasão dos Três Poderes fragiliza a democracia, fortalece Lula, isola Bolsonaro e provoca nova onda de abusos do STF.
A reportagem de capa da nova edição da Crusoé fala sobre os efeitos do atos golpistas que ocorreram em Brasília no último domingo (8). A invasão dos Três Poderes fragilizou a democracia, fortaleceu Lula, isolou Bolsonaro e provocou uma nova onda de abusos do STF. Leia um trecho:

“Sem despertar atenção, oitenta ônibus estacionaram no domingo, 8, perto do acampamento em frente ao Quartel Geral do Exército, liberando passageiros com camisas amarelas e bandeiras do Brasil. Eles desceram a pé pelo Eixo Monumental e, aproveitando-se de um relaxamento dos esquemas de segurança, invadiram e depredaram os edifícios dos Três Poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. […] Foi o ataque mais grave às instituições democráticas brasileiras desde o golpe militar de 1964, que inaugurou duas décadas de ditadura.”

“Mas, ao contrário daquele momento histórico em que os militares depuseram o presidente legitimamente eleito, João Goulart, os quartéis em 2023 não se rebelaram, para o desgosto dos manifestantes. O apoio popular também foi mínimo. Segundo o Datafolha, 93% dos brasileiros reprovam a invasão dos Três poderes e somente 3% se dizem a favor. Nas horas que se seguiram aos distúrbios, 1.843 pessoas foram detidas. A ameaça de uma ruptura democrática foi contida. Apesar disso, a devastação produziu profundas marcas na política e na sociedade brasileira — todas no sentido contrário do que queriam os vândalos.“

(*) O Antagonsta
www.carlosdehon.com

Related Post

Crusoé: "Tem conserto?" BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...