Fraude na saúde: Polícia Federal faz busca e apreensão em investigação na Prefeitura de Redenção

 




A Prefeitura do Município de Redenção, sob o comando do prefeito Davi Benevides, volta, nesta sexta-feira (20), a ser alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga denúncias de fraudes em licitações na ar a da saúde.

A Operação “Dor Fantasma 2” é a segunda etapa de um amplo processo de investigação com o objetivo de aprofundar a busca de informações sobre suposto esquema criminoso envolvendo licitação com indícios de fraude e desvios de recursos públicos federais na contratação de médicos e enfermeiros.

Mandados de Busca e Apreensão

De acordo com a PF, a operação cumpre três Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal, em Fortaleza e Eusébio. Segunda a assessoria de imprensa da Polícia Federal, “as buscas têm como objetivo apreender documentos e mídias para esclarecer elementos já levantados na primeira fase da operação policial deflagrada em 14 de outubro de 2022”.

Polícia Federal destaca que, nessa fase, está a “individualização da atuação dos suspeitos nos crimes investigados e levantamento da destinação dos recursos públicos repassados pela União ao Município de Redenção/CE, apurando-se eventuais desvios e/ou apropriação de recursos públicos federais”.

Investigação

As investigações tiveram início no ano de 2020, elucidando indícios de que houve contrato na ordem de R$ 1.550.592,00 oriundos dos cofres da União com Cooperativa aparentemente sem capacidade logística e operacional em Redenção/CE, por meio de Dispensa de Licitação. Pesquisas revelaram que a empresa investigada recebeu dos cofres públicos valores de 58 milhões de reais, grande parte de origem federal, por meio de contratos firmados com diversas Prefeituras do Ceará.

Os investigados poderão responder pelo cometimento, em tese, dos crimes de corrupção ativa e passiva artigos 317 e 333 do Código Penal e artigo art.1º, I, do Decreto-Lei nº 201/67, com penas de até 36 anos de prisão. As investigações continuam, com análise do material apreendido.

ADMINISTRAÇÃO DE REDENÇÃO

O município de Redenção é administrado, atualmente, pelo prefeito Davi Benevides. Davi, herdeiro político do deputado federal Mauro Filho (PDT), está no segundo mandato e, em 2022, chegou a anunciar que seria candidato a deputado estadual. O tenor de não conseguir os votos suficientes para garantir o mandato na Assembleia Legislativa o fez desistir da corrida eleitoral! Já o deputado Mauro Filho, pai de Davi, se reelegeu para o terceiro mandato na Câmara Federal. Davi e Mauro ainda não se pronunciaram sobre a operação da Polícia Federal.

Colaboração Welington Lima, da Rádio FM Agora 89.5

(*)com informação da PF

Related Post

Fraude na saúde: Polícia Federal faz busca e apreensão em investigação na Prefeitura de Redenção BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...