Quadra chuvosa 2023: Ceará tem 50% de probabilidade para chuvas acima da média



A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) anunciou neste sexta-feira, 20, o prognóstico para as chuvas nos meses de fevereiro, março e abril de 2023. Os meses abrangem a maior parte da quadra chuvosa no Estado, que vai de fevereiro a maio.

Para 2023, a maior probabilidade apontada é de chuvas 50% acima da média. O estudo divulgado na manhã desta sexta-feira, 20, aponta ainda 40% de chances de precipitações em torno da média e 10% na categoria abaixo da média.
"É um cenário favorável para o total de chuvas no período. Uma observação é necessária sobre o mês de fevereiro, que deve ficar na faixa da normalidade. Isso pode representar uma variabilidade espacial intensa", afirma o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins. "Algumas regiões do Estado podem passar por alguns períodos de falta de chuva."

Conforme Martins, apesar da possível variabilidade espacial da distribuição das chuvas, "os modelos indicam sinal uniforme de chuvas acima da média para todo o Estado."

O cenário previsto se baseia nas análises das condições atmosféricas e oceânicas, além de resultados de tecnologias de previsão. Martins explica ainda que a condição menos otimista para fevereiro se deve à mudança dos sistemas atmosféricos que atuam sobre o norte do Nordeste.

As chuvas de pré-estação (novembro a janeiro) se devem a áreas de instabilidade. Já a quadra chuvosa é influenciada pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Para o trimestre fevereiro, março e abril, os modelos oceânicos que preveem a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) indicam tendência de condições neutras no oceano Pacífico equatorial e anomalias positivas de temperatura da superfície do mar no oceano Atlântico Tropical Sul. Essas condições, de acordo com a Funceme, devem colaborar para um posicionamento mais favorável da ZCIT.

No próximo mês de fevereiro, a Funceme apresentará prognóstico para os meses de março a maio.
Quadra chuvosa no Ceará e atuação da La Niña

O prognóstico climático divulgado pela Funceme é resultado de modelos climáticos globais e regionais e com base em análises dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala.

Dados mostram condições do fenômeno La Niña no oceano Pacífico equatorial central e leste, ou seja, águas mais frias do que a média histórica.

De acordo com a Funceme, no oceano Atlântico Tropical Sul são observadas áreas mais aquecidas próximo à costa norte do Brasil e à África, "além de predomínio de anomalia de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) em torno da média próximo à região Equatorial".

Já o oceano Atlântico Tropical Norte, conforme a Fundação, exibe predomínio de áreas mais aquecidas e em torno da média.
Chuva no Ceará durante os próximos dias


Todas as macrorregiões do Ceará devem seguir com cenário favorável a chuvas até o próximo sábado, 21, pelo menos.

De acordo a Funceme, nesta sexta-feira, 20, as precipitações tendem a se concentrar com intensidade moderada a forte no Cariri, no Sertão Central e Inhamuns e na região Jaguaribana. Nas demais áreas do Estado, as chuvas devem ser de menor intensidade.

Já no sábado, as chuvas devem chegar com mais expressividade no Centro-Norte, isto é, na porção que compreende a faixa litorânea, Maciço de Baturité, Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns. As condições seguem favoráveis para registros nas demais regiões.

Os acumulados esperados devem-se a áreas de instabilidade atmosférica oriundas do oceano Atlântico e a efeitos locais como: brisa, relevo, temperatura e umidade.

Atualizada às 16 h 30 min

Related Post

Quadra chuvosa 2023: Ceará tem 50% de probabilidade para chuvas acima da média BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...