Vereadores articulam regularização dos 'paredões de som' em cidades do interior; veja quais são Os parlamentares cearenses se reuniram na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) no íncio de março



Um grupo de vereadores de ao menos oito cidades cearenses iniciou, ainda na semana passada, um grupo de trabalho para criar leis que regularizem o uso do som automotivo no interior do Estado. O esforço é para que os chamados "paredões" possam ser utilizados de forma regulamentar e se antecipar a possíveis ações do Ministério Público do Ceará (MPCE), por exemplo.

Os parlamentares se reuniram na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) no ínicio de março, e foram recebidos pelo vereador Márcio Martins (Pros), que milita a favor da causa na Capital.

"O nosso objetivo é levar leis qualificadas para o interior. O MPCE tem se mostrado muito rígido. Por isso temos que fazer esse grupo de trabalho aqui para que cada município possa ter uma lei muito bem discutida", explicou o parlamentar.
VEJA QUAIS SÃO OS MUNICÍPIOSBeberibe
Uruburetama
Capistrano
Aracati
Senador Pompeu
Quixadá
Morada Nova
Caridade
O QUE DIZ A LEI

Uma lei de 2005, proposta pelo então deputado estadual Ivo Gomes, proibia o uso desses aparelhos em todo o Estado. O texto estabelecia "medidas de combate à poluição sonora gerada por estabelecimentos comerciais e por veículos no Estado do Ceará".

Um decreto de abril de 2022 assinado pela então governadora Izolda Cela, no entanto, estabeleceu regras para o uso de paredões, inclusive apontando competências de fiscalização e autorização, apontando espaços adequados.

"O foco principal é a lei estadual ser cumprida, mas lá no artigo 8º ela faz uma previsão. Diz que compete ao municípios emitir as autorizações e as licenças. E aí onde os vereadores do interior entram", explica ainda Márcio Martins.

(*) Diário do Nordeste

Related Post

Vereadores articulam regularização dos 'paredões de som' em cidades do interior; veja quais são Os parlamentares cearenses se reuniram na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) no íncio de março BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 13 de março de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...