Imposto de Renda 2023: quando começa a restituição e como consultar valores Receita fará o pagamento em cinco lotes a partir de 31 de maio.

Os pagamentos das restituições do Imposto de Renda 2023 começarão em 31 de maio e serão feitos em cinco lotes, segundo informações da Receita Federal. O prazo para entrega das declarações começou no dia 15 de março.
Veja as datas dos pagamentos:
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro
Quem recebe primeiro?
Algumas categorias de contribuintes têm prioridade legal no recebimento da restituição. São eles:
contribuintes com 60 anos ou mais, sendo assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos;
portadores de deficiência física, mental ou moléstia grave;
contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Em seguida, vêm os pagamentos para contribuintes que adotarem o modelo pré-preenchido, ou que optarem por receber a restituição via PIX (sistema de transferências em tempo real). Essa foi uma novidade trazida pelo Fisco neste ano.
A partir daí, segundo as regras da Receita, a prioridade do pagamento acontece pela data de entrega da declaração do Imposto de Renda — ou seja, quanto mais cedo o documento for enviado ao Fisco, maior a chance de o contribuinte receber um eventual valor de imposto a restituir já nos primeiros lotes.

(*) g1

Related Post

Imposto de Renda 2023: quando começa a restituição e como consultar valores Receita fará o pagamento em cinco lotes a partir de 31 de maio. BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 23 de março de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...