Primeiros dias de abril devem ser chuvosos em todas as regiões do Ceará Estado tem o mês de março mais chuvoso desde o ano de 2008. As fortes chuvas têm provocado alagamentos, desabamentos e destruições de estradas no Ceará.




O Ceará deve ter céu variando de nublado a parcialmente nublado, com chuva em todas as macrorregiões do estado nesta sexta-feira (31). É o que aponta a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A mesma previsão, segundo a Funceme, vale para o sábado (1º) e o domingo (2). O Ceará tem registrado fortes chuvas neste mês de março. Até a quinta-feira (30), o acumulado no estado era de 289 milímetros em volume de chuva.

Dados da Funceme apontam que o Ceará tem o mês de março mais chuvoso desde o ano de 2008. As fortes chuvas têm provocado alagamentos, desabamentos e destruições de estradas no Ceará. Chove na capital, mas as precipitações mais fortes são registradas no interior do estado.

O que explica as fortes chuvas?

Em entrevista ao g1, o meteorologista Bruno Rodrigues explicou que neste mês ocorre a presença do principal sistema meteorológico indutor de chuvas: a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Ela tua próximo ao norte do Nordeste do Brasil (NEB), onde o Ceará está localizado; o fenômeno colabora com maiores acumulados de chuva.

"A explicação para anos em que esse mês é chuvoso, em sua maioria, está associada à condição dos oceanos Pacífico e Atlântico, bem como da atuação da ZCIT. No Pacífico, a La Niña (águas superficiais mais frias no oceano Pacífico equatorial), colabora para chuvas no norte do Nordeste do Brasil no período chuvoso (fevereiro a maio), enquanto o oceano Atlântico necessita estar mais aquecido no hemisfério sul junto à costa norte do Nordeste do Brasil (NEB)", explicou Bruno.

Segundo o meteorologista, neste mês de março, com relação ao oceano Pacífico, houve a transição de uma condição de La Niña (águas superficiais mais frias no oceano Pacífico equatorial) para a neutralidade, com condições de normalidade das águas superficiais do oceano Pacífico equatorial.

(*) g1

Related Post

Primeiros dias de abril devem ser chuvosos em todas as regiões do Ceará Estado tem o mês de março mais chuvoso desde o ano de 2008. As fortes chuvas têm provocado alagamentos, desabamentos e destruições de estradas no Ceará. BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 31 de março de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...