Acusação contra Trump agita corrida pela Casa Branca em 2024



A acusação formal contra o ex-presidente Donald Trump coloca a corrida eleitoral para a Presidência dos Estados Unidos de 2024 em uma nova fase. O republicano prometeu continuar na disputa à Casa Branca mesmo diante de acusações criminais.

Trump frequentemente chamou as várias investigações de “caça às bruxas”, tentando influenciar a opinião pública sobre elas, lançando-se como vítima do que ele afirmou serem ações políticas lideradas por procuradores democratas.


O ex-presidente foi acusado formalmente por um grande júri de Manhattan, de acordo com várias fontes familiarizadas com o assunto. É a primeira vez na história dos EUA que um presidente em atividade ou ex-presidente enfrenta tais acusações criminais.

A promotoria investiga Trump por seu suposto papel em um esquema de pagamento de suborno e encobrimento envolvendo a estrela de cinema adulto Stormy Daniels à época da eleição presidencial de 2016.

O gabinete do promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg, entrará em contato com os advogados de Trump para discutir sua rendição para enfrentar a acusação.

Essa decisão certamente terá consequências em todo o país, colocando o sistema político dos EUA –que nunca teve um dos seus ex-líderes confrontado com acusações criminais, muito menos enquanto ainda tenta concorrer novamente à presidência – em uma situação jamais enfrentada.
“Caça às bruxas” e choque

Logo após ser acusado, Trump divulgou uma nota alegando que se tratava de “perseguição política e interferência eleitoral no mais alto grau na história”.

“Acredito que essa caças às bruxas vai ricochetear fortemente em Joe Biden [atual presidente dos EUA]”, declarou o ex-presidente.

“O povo americano percebe exatamente o que os democratas radicais de esquerda estão fazendo aqui. Todo mundo consegue ver isso. Assim, o nosso movimento, e o nosso partido – unido e forte – derrotarão Alvin Bragg, e depois derrotaremos Joe Biden, e vamos tirar todos os últimos democratas desonestos de seus cargos para que possamos TORNAR A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!”, completou.

Como a aproximação da acusação, Trump pediu aos seus apoiadores para protestarem contra sua eventual prisão, ecoando os apelos à ação após as eleições de 2020, quando ele tentou reverter sua derrota para o presidente Joe Biden.

Advogada de Trump, Alina Habba declarou em um comunicado que Trump “é vítima de uma versão corrupta e distorcida do sistema de justiça e da história norte-americanos. Ele terá justiça”.

Entretanto, o ex-presidente foi pego desprevenido pela decisão do grande júri de acusá-lo formalmente, de acordo com uma pessoa que falou com Trump enquanto se preparava para que a acusação acontecesse na semana passada. O político achava que isso poderia levar semanas – ou mais.

“Será que isso é um choque hoje? É claro que sim”, pontuou a fonte, falando sob a condição de anonimato.

(*) CNN

Related Post

Acusação contra Trump agita corrida pela Casa Branca em 2024 BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sexta-feira, 31 de março de 2023

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...