CONFIRA OS DETALHES
A partir de 2 de setembro, todos os candidatos que solicitarem visto para os Estados Unidos na categoria de não-imigrante (turismo, estudo, trabalho temporário, intercâmbio, entre outros) serão obrigados a fazer a entrevista presencial, independentemente da idade.
A informação foi divulgada pelo Gabinete de Assuntos Consulares dos EUA. Antes dessa mudança, visitantes com menos de 14 anos ou mais de 79 estavam isentos da entrevista, sendo necessária apenas a avaliação do formulário e a entrega de documentos.
A nova norma vale para candidatos de todos os países que exigem visto para entrada nos EUA, como é o caso do Brasil. No entanto, haverá exceções para renovações de visto e vistos diplomáticos.
Para ser isento da entrevista, o candidato ao visto de turismo precisa: solicitar o visto em seu país de nacionalidade ou residência; nunca ter tido um pedido de visto negado (exceto se essa recusa foi anulada); e não apresentar qualquer elegibilidade potencial ou aparente.
Deslize para o lado e confira mais detalhes sobre as isenções.
Essa medida faz parte de um conjunto de ações do governo Trump, que busca dificultar o acesso de estrangeiros aos documentos necessários para viajar aos EUA, justificando a iniciativa com o argumento de maior controle sobre a imigração ilegal.
Os oficiais consulares podem, ainda, exigir a entrevista, caso a caso, após a análise do formulário e outras informações vinculadas ao solicitante.
Além disso, o Serviço de Imigração e Cidadania dos EUA informou que os oficiais podem negar vistos a candidatos que tenham histórico de promoção de ideologias anti-americanas.
VISTO MAIS CARO
Será implementada a "Visa Integrity Free", uma taxa adicional de US$ 250 (aproximadamente R$ 1.355).
A taxa extra será cobrada somente caso o visto seja aprovado, sendo paga no momento da emissão do documento. Caso o visto seja negado, o solicitante não precisará arcar com o custo adicional.
A nova legislação prevê que a taxa pode ser reembolsada em determinadas condições.
Nenhum comentário: