20 RÉUS JÁ FORAM JULGADOS
O quarto julgamento da Chacina do Curió, que deixou 11 mortos na Grande Messejana, em 2015, acontecerá nesta segunda-feira (25), com mais sete réus indo a júri. O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realiza a sessão no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza.
Os sete réus são policiais militares do “Núcleo de Omissão” do processo. O Ministério Público do Ceará (MPCE) considerou que eles tinham o dever legal e capacidade para agir contra a concretização da chacina, mas se omitiram na ocasião.
Segundo a acusação, os policiais estavam de serviço e em viaturas caracterizadas na região, mas nada fizeram para impedir os assassinatos.
Ao final do julgamento, 27 réus já terão passado pelo júri, dos 30 pronunciados. Os últimos três acusados deverão passar pelo processo no dia 22 de setembro. Até o momento, 14 já foram condenados e seis foram absolvidos, em julgamentos que somaram 214 horas e 30 minutos, sendo consideradas as sessões mais extensas da Justiça cearense.
SOBRE O CRIME
Os assassinatos aconteceram entre os dias 11 e 12 de novembro de 2015, motivados por uma vingança após a morte do soldado Valtermberg Chaves Serpa, que foi morto após reagir a um assalto contra sua esposa naquele dia e naquela mesma região.
Assim, os PMs se articularam para uma ação de retaliação. O grupo organizou uma operação com divisão de tarefas, buscando alvos considerados suspeitos ou desafetos pessoais. Algumas viaturas teriam passado ao lado dos corpos sem parar, mesmo com chamados da população e ambulâncias chegaram aos locais antes da polícia, mas não conseguiram atuar por falta de segurança.
Os crimes incluem 11 homicídios consumados, todos duplamente qualificados e praticados por motivo torpe e mediante recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa das vítimas; três homicídios tentados, duplamente qualificados e cometidos por motivo torpe e com recurso que impossibilitou ou dificultou a defesa das vítimas; três crimes de tortura física e um crime de tortura psicológica.
(Foto: Divulgação)
Nenhum comentário: