EQUIPAMENTO PIONEIRO
O Instituto do Câncer do Ceará (ICC), em Fortaleza, vai receber um novo acelerador linear, equipamento utilizado em radioterapia para tratar diferentes tipos de câncer. O investimento, no valor de R$ 9,9 milhões, foi possível graças a uma parceria com o Ministério da Saúde (MS).
A chegada do aparelho ampliará a oferta de tratamento oncológico em todo o estado. Com o novo equipamento, o Ceará passa a oferecer, pela primeira vez, a irradiação de corpo total (TBI), indicada especialmente para pacientes com leucemia.
Mais de 3,2 milhões de pessoas em Fortaleza e no Interior deverão ser beneficiadas com acesso ampliado a procedimentos de alta complexidade.
A nova tecnologia garante maior precisão no direcionamento dos feixes de radiação, reduzindo danos aos tecidos saudáveis e proporcionando sessões mais curtas e seguras.
O ICC é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e integra o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), assegurando que pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso gratuito aos tratamentos.
Nenhum comentário: