Em visita aos Estados Unidos, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi escoltado por uma das aeronaves militares mais avançada dos Eua, o B-2 Spirit – bombardeiro das Forças Aéreas do país.
Com um custo para produção de US$ 2,1 bilhões, ele é chamado de "avião militar invisível" por conseguir ficar indetectável aos radares convencionais, atravessando sistemas sofisticados de defesa aérea.
Ele possui ainda a capacidade de atingir com precisão alvos fortificados. A habilidade foi usada recentemente, quando os EUA usou o B-2 Spirit para destruir instalações do programa nuclear do Irã usando bombas "destruidoras de bunkers". As informações são do g1.
O uso do avião para a escolta de Putin, que se encontrou com o presidente dos EUA, Donald Trump, nesta sexta-feira (15), se torna mais simbólica porque o B-2 Spirit foi desenvolvido justamente no período da Guerra Fria – conflito geopolítico entre os EUA e a União Soviética.
Contudo, após a queda do governo soviético, houve uma redução na produção desta categoria de aeronave pelo Pentágono, resultado na fabricação de apenas 21 unidades, que hoje ficam alocadas em base na região central dos EUA.
Nenhum comentário: