CRIME CONTRA A HONRA DO PRESIDENTE
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu um inquérito para investigar o envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um suposto crime contra a honra do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual Bolsonaro teria associado Lula à violação dos direitos humanos.
A apuração foi aberta após solicitação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que acionou a Polícia Federal, em julho deste ano, para investigar supostos crimes cometidos contra a honra de Lula.
A motivação teve origem a partir de uma denúncia anônima recebida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, na qual Bolsonaro teria disseminado, através do WhatsApp, uma imagem associando Lula ao ex-ditador sírio Bashar al-Assad e à execução de pessoas LGBTQIA+.
As mensagens teriam sido enviadas antes do Supremo Tribunal Federal (STF) decretar medidas protetivas contra Bolsonaro, como a proibição de usar as redes sociais de forma direta ou indireta.
O envio do caso para a investigação faz parte das responsabilidades do ministro da Justiça, que é obrigado a encaminhar a apuração de eventuais crimes contra a honra do presidente. O caso de Bolsonaro foi enviado pela Polícia Civil ao Ministério Público, que abriu o inquérito a ser conduzido pela Polícia Civil do DF.
Nenhum comentário: