‘Feira da Parangaba’: Maior operação exclusiva do Ibama no País detém mais de 30 pessoas por comércio ilegal de animais silvestres em Fortaleza

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou a maior operação independente e sigilosa contra o comércio ilegal de animais silvestres em feiras livres do Brasil na Feira da Parangaba, em Fortaleza, neste domingo (5). Mais de 30 pessoas foram conduzidas à delegacia e 271 animais foram resgatados em situação de maus-tratos.

Dos detidos, dez foram autuados em flagrante por tráfico e maus-tratos de animais silvestres. A ação, nomeada de "Operação Forum Avium I", foi acompanhada com exclusividade pela equipe do Fantástico. Foram mobilizados 58 agentes do Ibama para a execução do plano operacional preparado desde março deste ano. Pelo menos 15 criminosos foram identificados em visitas anteriores ao local.

A Feira da Parangaba, também conhecida como “Feira dos Pássaros”, existe há cerca de 30 anos na capital cearense, sendo popularmente conhecida pela venda ilegal de animais silvestres.

Os bichos são colocados em gaiolas expostas livremente em quiosques, com péssimas condições de higiene e em um ambiente barulhento. Esse ambiente estressor faz com que muitos animais morram na própria feira.

Apesar do nome, na Feira dos Pássaros, o comércio não se restringe às aves: serpentes e macacos também são encontrados no local. A depender da espécie, o valor pode ser alto. Um papagaio, por exemplo, estava sendo comercializado por R$ 700 pouco antes da abordagem.

(*) g1 Ceará

Related Post

‘Feira da Parangaba’: Maior operação exclusiva do Ibama no País detém mais de 30 pessoas por comércio ilegal de animais silvestres em Fortaleza BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...