Assembleia Legislativa inicia ações de conscientização do Setembro Amarelo



A Assembleia Legislativa iniciou, nesta segunda-feira (02/09), as ações do Setembro Amarelo, mobilização internacional de prevenção ao suicídio. Segundo o presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), a campanha propõe debater o tema sem tabu, esclarecendo a população. Sarto chama a atenção para a importância da saúde mental. Segundo ele, o Ceará lidera as estatísticas de suicídio no Norte/Nordeste. “Essa realidade choca”, disse. Ele falou da necessidade de desenvolver atividades que conscientizem a sociedade, informem e debatam com profissionais e população esse tema. O deputado Evandro Leitão (PDT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, enfatiza que a Casa vai promover, durante todo setembro, atividades para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de debater e enfrentar a depressão, que, muitas vezes, culmina no suicídio.
“A Organização Mundial de Saúde prevê que, em 2020, a depressão já será a doença mais incapacitante do mundo. O enfrentamento é necessário. Os números de mortes por suicídio no Ceará são alarmantes, portanto o Parlamento Cearense vai contribuir através de trabalhos de sensibilização e informação com o enfretamento”, diz.
Durante a manhã, os servidores e visitantes da Casa foram recepcionados pelo parlamentar, recebendo panfletos informativos e fitas amarelas. Como parte do movimento Ideia Certa, o Legislativo Cearense fará ainda uma campanha publicitária de conscientização da população.
A organização do Setembro Amarelo na Assembleia Legislativa envolve uma ação conjunta do Ideia Certa, da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, do Departamento de Saúde da Casa, da Comissão da Infância e Adolescência, das Companhias de Polícia de Guarda e do 1º Batalhão de Bombeiro Militar.
Entre as ações promovidas pela Casa estão uma audiência pública para tratar do suicídio na adolescência; palestra sobre comportamento suicida e sobre depressão na adolescência; mesa-redonda sobre combate à depressão, automutilação e prevenção do suicídio, além de escuta com psicólogos e demais eventos em prol da prevenção e conscientização da sociedade.
O prédio da Assembleia Legislativa estará, a partir da noite desta segunda-feira, com a iluminação amarela, como forma de aderir à campanha do mês mundial de prevenção do suicídio.
GM/AT

Related Post

Assembleia Legislativa inicia ações de conscientização do Setembro Amarelo BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 3 de setembro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...