Com Bolsonaro na ONU, Brasil viverá hoje o maior vexame diplomático de sua história



247 – Jair Bolsonaro deve protagonizar nesta terça-feira o maior vexame diplomático da história do Brasil, quando discursará na abertura da assembleia-geral das Nações Unidas, em Nova York. Em sua fala, ele deve atacar as demarcações de terras indígenas e negar que suas políticas ou declarações tenham estimulado a devastação da Amazônia, muito embora as queimadas tenham disparado em 2019. Bolsonaro também deve criticar o chamado "globalismo", sinalizando mais uma vez sua submissão completa aos interesses de Donald Trump. Ontem, doadores internacionais concordaram em doar US$ 500 milhões para a preservação da Amazônia, mas o Brasil não participou das discussões. Completamente isolado, Bolsonaro não terá qualquer agenda bilateral relevante em Nova York. 

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - Doadores internacionais concordaram nesta segunda-feira em liberar mais de 500 milhões de dólares em ajuda para proteger florestas tropicais, incluindo a Amazônia, que em sofrendo com grande número de incêndios, disse o presidente da França em uma reunião na Organização das Nações Unidas (ONU) da qual o Brasil não comparecer.
A Amazônia brasileira está sofrendo o pior surto de incêndios florestais desde 2010, que chamou a atenção de líderes globais e provocou temores de que a destruição de partes da maior floresta tropical do mundo possa prejudicar a demanda por exportações do Brasil.
Em agosto, líderes dos países que formam o G7 ofereceram 20 milhões de dólares em auxílio de emergência para ajudar a combater as chamas na Amazônia, um gesto que à época o Brasil criticou por ver como colonialista.
O presidente francês, Emmanuel Macron, havia pedido uma aliança mais abrangente para proteger florestas tropicais de todo o mundo, usando a Assembleia Geral da ONU como plataforma para angariar apoio.
247

Related Post

Com Bolsonaro na ONU, Brasil viverá hoje o maior vexame diplomático de sua história BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 24 de setembro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...