Deputados devem derrubar proposta de Moro e Bolsonaro de proteger policiais assassinos


Plenário Câmara dos Deputados

247 - A comoção provocada pela morte de Ágatha Félix pode fazer com que o grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que analisa o pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro derrube do texto o excludente de ilicitude, na terça-feira (24). 
Segundo a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, já há maioria contra o abrandamento da punição a policiais e militares que cometam excessos – como prevê a proposta do ministro. 
Os deputados que se opõem à licença para matar requerida por Moro consideram que o Código Penal já assegura respaldo à atuação dos agentes e que não há justificativa para flexibilizar a legislação atual. 
Os deputados não querem que o Congresso dê aval a ações policiais agressivas. 
O ministro Moro propõe que o juiz pode reduzir a pena à metade ou deixar de aplicá-la se o excesso do agente ocorrer por “escusável medo, surpresa ou violenta emoção”. Este trecho deve ser suprimido do "pacote anticrime" enviado ao Congresso. 
Contundente, o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), diz: “Não podemos permitir que uma mudança na lei ultrapasse os limites da proteção policial para se tornar uma ameaça à sociedade. Em nome da legítima defesa, abre-se caminho para a execução sumária”. 
Por seu turno, a Coordenadora do grpo que analisa o tema na Câmara, Margarete Coelho (PP-PI), diz que “não se pode falar em excludente de ilicitude tão amplo e irrestrito”.
247

Related Post

Deputados devem derrubar proposta de Moro e Bolsonaro de proteger policiais assassinos BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...