Concurso Ao Pé da Letra é lançado na AL com 16 estudantes cearenses


Lançamento do concurso de soletração Ao Pé da Letra

O concurso de soletração Ao Pé da Letra, iniciativa da Assembleia Legislativa em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), foi lançado em solenidade, no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, da AL. O programa de estreia será exibido no sábado (21/09), às 15h, na TV Assembleia (canal 31.1). O concurso conta com 16 estudantes da rede estadual de 14 municípios cearenses.
O presidente da AL, deputado José Sarto (PDT), afirmou que o objetivo do concurso é, de forma lúdica, estimular a juventude do ensino médio do Ceará a conhecer mais a língua portuguesa e se envolver no universo do conhecimento. Sarto afirmou que essa é uma ideia inicial e, futuramente, pode ser ampliada para outras iniciativas, como concurso de Matemática, Física, História.
Ao parabenizar todos os estudantes que participaram do torneio, o presidente da AL comentou que a oportunidade de testar os próprios conhecimentos e a capacidade de dominar as emoções em um momento como esse serão ferramentas importante para os jovens.
As etapas do programa Ao Pé da Letra serão exibidas nos dias 21 e 28 de setembro e nos dias 2, 12, 19 e 26 de outubro, às 15h, na TV Assembleia.
A secretária de Educação do Estado do Ceará, Eliana Estrela, representando na solenidade também o governador Camilo Santana, indicou que acredita no potencial dos jovens cearenses e que a participação dos estudantes no concurso mostra que a educação do Estado está no caminho certo. A titular da Seduc ressaltou que todos da secretaria se engajaram com o projeto da AL, pois acreditam que é através da educação que se transforma a sociedade.
A defensora Geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, destacou a importância de investir na educação e na autoestima dos jovens e de que o Legislativo apoie políticas públicas inclusivas.
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), afirmou que a iniciativa da AL é inovadora e oferece uma motivação para estudantes, famílias e escolas ao promover um programa no estilo de soletração na TV no Ceará. Segundo ele, é muito positivo que os jovens cresçam por meio do conhecimento.
Andson Germano, estudante de 18 anos da cidade do Crato, é um dos 16 finalistas do concurso. Em Fortaleza, para a gravação do programa, ele relembrou a rotina de estudos, que contou com apoio de professoras e coordenadoras da escola e da família. Andson comenta que sempre teve afinidade com o português, por gostar de ler e escrever.
Estudante de uma escola em Fortaleza, do bairro Jardim Cearense, Tainá Franco, de 14 anos, comentou que a primeira etapa envolveu estudantes da própria escola, levando em conta as melhores notas na disciplina de Português. Para o concurso, ela aliou o hábito de leitura com pesquisas sobre o acordo ortográfico da língua portuguesa.
Participam da etapa final do concurso alunos dos municípios de Boa Viagem, Caucaia, Canindé, Crato, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Itapajé, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Mombaça, Tauá, Ubajara e Uruburetama.
Entre os prêmios para os vencedores do concurso estão notebook, intercâmbio e curso de inglês na Inglaterra, tablet, viagem a Brasília e smartphone e, para os professores de Língua Portuguesa, uma pós-graduação.
Estiveram presentes na solenidade os deputados Evandro Leitão (PDT), Fernando Santana (PT), Nezinho Farias (PDT), Queiroz Filho (PDT) e Jeová Mota (PDT).
SA/LF

Related Post

Concurso Ao Pé da Letra é lançado na AL com 16 estudantes cearenses BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...