Indignados com a escolha de Aras, procuradores renunciam em Sergipe


Nome de Aras não integrava lista tríplice da ANPR

Indignados com a escolha do presidente Jair Bolsonaro para o comando da PGR (Procuradoria-Geral da República), os procuradores Ramiro Rockenbach da Silva Matos Teixeira de Almeida e Flávio Pereira da Costa Matias renunciaram à chefia do Ministério Público Federal em Sergipe. Esta é a primeira reação interna na instituição à nomeação de Augusto Aras para a PGR, que não seguiu a lista tríplice da categoria para o cargo.
A carta foi enviada à procuradora-geral Raquel Dodge.
Eles ressaltam a Raquel que "o Presidente da República, indicou, na data de ontem, para Procurador-geral da República nome fora da lista tríplice, a qual, num processo aberto, democrático e transparente põe em evidência posturas, planos e projetos daqueles que almejam se tornar PGR".
"A lista tríplice é uma construção e um legado pelo bem da nação brasileira. Mais grave que ignorar a lista tríplice, restou indicado um nome sob a justificativa de 'alinhamento'", diz o documento.
"Com a devida vênia, PGR não existe para se alinhar com governo algum, mas para exercer o controle dele, com base na Constituição, nas Leis e em defesa do povo brasileiro", afirmam.
Os procuradores afirmam que "um PGR indicado assim, independente de quem seja, com todo o respeito, não tem legitimidade para comandar o MPF e, como penso, não deve ter colaboração para isso mas sim, resistência altiva e republicana".
"Assim sendo, por dever à minha consciência, ao povo brasileiro e à Constituição que jurei servir, não posso contribuir, em absolutamente nada, com um PGR escolhido dessa forma e com propósitos desconhecidos. Requeiro, então, a desistência formal de minha indicação, e de meu substituto, para a Chefia do MPF em Sergipe", escrevem.
"Ao fim e ao cabo, registro que continuarei atuando em defesa dos mais caros valores republicanos, mais jamais em minha vida colaborei com nada que seja forjado à sombra, nas catacumbas do poder e de costas para a nação que amo e sirvo", concluem.
Conteúdo Terra

Related Post

Indignados com a escolha de Aras, procuradores renunciam em Sergipe BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 sábado, 7 de setembro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...