Município do Crato dá início à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio



Na última sexta-feira, 30, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), realizou o lançamento da Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. O momento aconteceu na sede da SMS. 
A campanha será iniciada hoje segunda-feira, 02, com diversas atividades nos equipamentos do município: postos de saúde, escolas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), para comunidade; e na casa do Acolhe Servidor, para os servidores municipais. 
A campanha, iniciada em 2015, é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. E, desde então, replicada por municípios e instituições.
Conforme explicou o Coordenador do Núcleo Ampliado de Saúde da Família - Atenção Básica (NASF - AB) em Crato, o psicólogo Tiago Andrade, “o município tem uma equipe extremamente preparada, com psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e demais profissionais onde estarão focados em todas as áreas, nos postos de saúde, nas escolas, nas comunidades, falando sobre a valorização da vida”.
Infelizmente, o número de suicídio vem aumentando em todo o Brasil e em Crato a situação não é diferente. E vem atingindo, principalmente, a população mais jovem. A conscientização, conforme explicou o psicólogo, é uma das ações primordiais a serem adotadas pela sociedade, com o objetivo de diminuir esse cenário.
“Nós precisamos ouvir mais as pessoas, estar mais atentos a esta sensibilidade para que elas vivam melhor. E nada melhor do que falar sobre as emoções e entender cada uma delas para que o ser humano tenha qualidade de vida”, complementou Tiago Andrade. 
Também estavam presentes no lançamento, o Secretário de Saúde, André Barreto; a Secretária Adjunta da Saúde, Milenna Brasil; a Coordenadora da Atenção em Saúde, Deborah da Conceição; servidores, representantes do Acolhe Servidor; profissionais da saúde e usuários.
Amaury Alencar

Related Post

Município do Crato dá início à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...