Prefeitura se prepara para chuvas mais intensas em 2021 em Fortaleza

PREFEITO DE FORTALEZA JOSÉ SARTO
Com o objetivo de melhorar a capacidade de resposta da cidade durante o período de chuvas, a Prefeitura de Fortaleza apresentou plano de trabalho preventivo para a quadra chuvosa deste ano. Nesta segunda-feira, 11, o prefeito José Sarto (PDT) se encontrou no Paço Municipal com o Comitê da Quadra Chuvosa, que reúne órgãos relacionados ao tema em âmbito municipal e estadual. A Capital deverá contar com quadra chuvosa mais intensa em 2021, em relação ao ano anterior.
Entre as medidas para conter os efeitos negativos das chuvas na Capital, foram apresentadas ações para prevenir sinistros em Fortaleza, como a limpeza de recursos hídricos, desobstrução de canais e bocas-de-lobo, podas, cortes e recolhimento de árvores, ações de infraestrutura, com pavimentação e drenagem de vias. Além de ampliação do monitoramento de famílias que residem em áreas de risco com possibilidade de alagamento.
Após conversa com o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, Sarto afirmou que a previsão para 2021 é de quadra chuvosa "um pouco mais forte que em 2020". No entanto, o prognóstico da Funceme só deve ser apresentado oficialmente no próximo dia 19 e deve estabelecer cenário mais preciso para o período, que deve se estender de fevereiro a maio.
O gestor ainda informou que parte do planejamento já está em execução, como o manejo social de moradores de áreas ribeirinhas, que residiam em zonas de risco.
No planejamento discutido pelo Comitê, estão como ações preventivas: diagnóstico de possíveis áreas inundáveis, inclusive com avaliação predial e notificação de edificações; equipamentos utilizados pela defesa civil, com distribuição de redes, lonas, cestas básicas e outros itens. Além de suporte de equipamentos públicos (prédios), para eventuais abrigamentos temporários. Sobre a política de abrigos, serão solidários e públicos e programa de locação social. Conforme o documento, 23 unidades de saúde serão dedicadas para prestação de assistência relacionadas às arboviroses. 
De acordo com o secretário da Gestão Regional e coordenador do Comitê, João Pupo, o trabalho preventivo data de setembro de 2020. A Defesa Civil monitora 161 pontos naturais, cerca de 25% já foram avaliados. A previsão é que "no auge da quadra", todas as regiões estejam desobstruídas.
Apesar dos esforços, o prefeito Sarto reconheceu que determinados locais do município exigem maior preocupação do Poder Público. Entre as regiões mencionadas, comunidades nos arredores da Lagoa do Papicu e no Lagamar. Pontos como a avenida Heráclito Graça também despertam especiais cuidados.
(*) DN

Related Post

Prefeitura se prepara para chuvas mais intensas em 2021 em Fortaleza BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...