Ômicron perde força e Fortaleza apresenta tendência de estabilidade, diz SMS

 01/02/2022 <> TERÇA-FEIRA



Após a explosão de casos da Covid-19 no início de janeiro, devido à introdução da variante Ômicron, Fortaleza encerra o mês com redução na taxa de positividade dos testes de detecção e na demanda por atendimentos de síndromes gripais na rede de assistência hospitalar. As informações constam no Boletim Epidemiológico semanal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado nesta segunda-feira, 31.

De acordo com o documento, entre os dias 24 e 30 de janeiro, a proporção de diagnósticos positivos para a Covid-19 das amostras colhidas em Fortaleza caiu para 42,1%. Isto significa que, em média, de cada 100 exames realizados, 40 confirmaram a infecção. Na semana anterior, o índice era de 56,1%. A SMS ressalta, no entanto, que a análise considera apenas as amostras processadas pelos laboratórios da rede pública.


A pasta também informou que, no mesmo período, houve uma expressiva diminuição no número de atendimentos diários relacionados a doenças respiratórias, tanto nos Postos de Saúde quanto nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital. Apesar da constatação, o documento não apresenta o detalhamento desses indicadores.

Segundo a Secretaria, há uma relação direta entre o percentual de exames positivos e a demanda por atendimentos na rede. Como os dois indicadores estão em queda, a pasta aponta que o cenário sugere uma tendência de estabilidade e “início do decaimento” dos casos diários de Covid-19. O Boletim ainda pontua que o pico de transmissão da terceira onda em Fortaleza pode já ter sido atravessado, mas destaca que a alta circulação viral ainda pode causar uma nova escalada de casos.

(*) O Povo

Related Post

Ômicron perde força e Fortaleza apresenta tendência de estabilidade, diz SMS BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...