Ceará: chuvas em fevereiro têm menor média para o mês desde 2016 !!!




Neste fevereiro, as chuvas no Ceará acumularam pouco mais da metade do esperado para o período. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Estado costuma alcançar uma média 118,6 milímetros de chuva durante o primeiro mês da quadra chuvosa. Entretanto, o observado foi de 62,2 milímetros – um desvio negativo de 47,6%.

Considerando as oito macrorregiões cearenses, cinco ficaram abaixo do esperado para fevereiro. Em termos absolutos, a área que abrange o Sertão Central e os Inhamuns foi a com menos chuvas. A média observada na região foi de apenas 37,9 mm – o que marca também o maior desvio do Estado, ficando 64% abaixo do normal.

Já o Litoral de Fortaleza, o Litoral do Pecém e o Maciço de Baturité tiveram precipitações em torno da média.

A última vez que as chuvas não atingiram a média esperada para fevereiro foi em 2016. Naquele ano, o acumulado no mês foi de 53,1 mm, um desvio negativo ainda maior que o deste ano. Em todos os anos seguintes, as precipitações superaram o normal para o período. Por outro lado, os anos de 2013 a 2015 tiveram acumulados abaixo do esperado no mês.

(*) RELATÓRIO FUNCEME
(*) O POVO
WWW.CARLOSDEHON.COM

Related Post

Ceará: chuvas em fevereiro têm menor média para o mês desde 2016 !!! BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...