CASTANHÃO <> Qual a função do maior açude do Brasil planejado a mais de 100 anos....no Ceará?????












Quando as obras para a construção do Açude Castanhão - o maior do Brasil - começaram efetivamente, em 1995, no interior do Ceará, a barragem já era planejada há mais de 80 anos. Entre o momento que a ideia surgiu e agora já se passaram mais de 100 anos. Em 2002, nos últimos dias da gestão do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, a gigantesca barragem foi entregue pelo Governo Federal, envolta em polêmicas, apostas e planos. Passados 30 anos do início das obras, qual a função desse açude? Ele realmente tem atendido a finalidade idealizada?

A ideia do Castanhão, segundo o Governo Federal, surgiu ainda em 1910, quando o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na época, chamado de Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS) iniciou estudos geológicos e topográficos para a construção do açude. Mas o plano ficou adormecido. Ressurgiu em algumas ocasiões. Uma delas em 1985. Contudo, não caminhou.

Já em 1989, o projeto do Castanhão foi reativado. O deputado cearense Paes de Andrade, que era presidente da Câmara Federal, à época, na ausência do presidente José Sarney, ao assumir o poder interinamente assinou o edital para construção da maior barragem do Brasil. Em 1995, a obra finalmente começou. Não sem disputas sobre como ela deveria ser; qual espaço deveria ocupar e qual a real necessidade de efetivá-la.

O Castanhão tem capacidade de armazenar 6,7 bilhões de metros cúbicos (m³) de água e hoje está com 27% deste volume. Hoje, segundo o DNOCS, o açude é responsável pelo abastecimento de 5 milhões de pessoas no Ceará, sendo 4,5 milhões na Região Metropolitana de Fortaleza e 500 mil situadas entre a válvula dispersora da barragem e a foz do Rio Jaguaribe, no município de Fortim.

Quando projetado, na década de 1990, foi defendido como uma relevante e estratégica reserva hídrica para o Estado, tendo algumas finalidades, como: Abastecimento humano, garantido segurança hídrica para a população da grande Fortaleza;
Garantia de água para Complexo Industrial do Pecém;
Controle das secas e das cheias sazonais que atingiam o Vale do Jaguaribe;
Garantia de irrigação para agricultura;
Piscicultura

O atual secretário executivo dos Recursos Hídricos do Ceará, Ramon Rodrigues, conta que participou do processo de construção do açude e destaca umas das principais características do mesmo e a função de múltiplos usos, que o açude segue atendendo.

A avaliação é reiterada pelo servidor do DNOCS e administrador do Complexo Castanhão, Fernando Pimentel de Andrade.




Related Post

CASTANHÃO <> Qual a função do maior açude do Brasil planejado a mais de 100 anos....no Ceará????? BLOG DO CARLOS DEHON Rating: 5 domingo, 16 de fevereiro de 2025

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...