O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em 126 municípios do Ceará, incluindo Fortaleza. O aviso, válido até às 10h de quarta-feira (19), prevê precipitações de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h nas regiões Norte, Noroeste e sertões do Estado.
Durante esse período, as chuvas podem atingir entre 20 e 30 mm por hora, mas o risco de quedas de energia, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo. Cidades litorâneas como Fortaleza, Jijoca de Jericoacoara e Icapuí estão entre as afetadas.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê para esta terça-feira (18) um cenário de sol com nebulosidade variável e ocorrência de chuvas passageiras em grande parte do Estado.
A partir da madrugada de quarta-feira (19), as chuvas devem se intensificar devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O fenômeno deve provocar céu nublado a encoberto e precipitações mais fortes no centro-norte do Ceará, podendo causar alagamentos em áreas urbanas.
No sul do Estado, abrangendo o Cariri e o sul do Sertão Central e Inhamuns, as chuvas devem ocorrer com intensidade fraca a moderada, podendo vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. O aumento da nebulosidade e as precipitações também devem contribuir para temperaturas mais amenas no Ceará.
Diante do alerta meteorológico, recomenda-se que a população fique atenta a possíveis mudanças no tempo e evite áreas de risco durante as chuvas mais intensas.
Nenhum comentário: