CONFIRA RANKING
Quixeramobim foi o município que registrou a menor vulnerabilidade social entre os jovens no Ceará. O dado foi revelado pelo Índice de Vulnerabilidade Social da Juventude (IVSJ), novo estudo publicado pela Diretoria de Estudos Sociais (Disoc), do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
O IVSJ é um índice que contempla as dimensões principais de saúde, educação, trabalho e violência que afetam jovens de 15 a 19 anos. Quanto menor o valor do índice, que vai de zero a 1, melhor. E quanto mais próximo de 1, pior.
No período de 2013 a 2023 no Ceará, houve uma queda no índice. A maioria dos municípios passou a ser classificada com índices baixos ou muito baixos. Dos 184 municípios do Estado, Quixeramobim obteve a menor pontuação, com 0.1898. Outros 135 municípios estão situados entre 0,200 a 0,399, um IVSJ considerado baixo.
Enquanto outras 47 cidades cearenses contam com 0,400 a 0,599, ou seja, no nível intermediário. Nenhuma localidade cearense está situada nas duas outras faixas: alto, de 0,600 a 0,799, e muito alto, de 0,800 a 1, conforme o levantamento.
📈 As dez cidades melhores posicionadas em relação à vulnerabilidade social da juventude são: Quixeramobim, Potiretama, Aratuba, Pereiro, Palmácia, Tabuleiro do Norte, Cruz, Jaguaruana, Croatá e Russas.
📉 Já as que têm índice mais elevados são: Potengi, Paramoti, Itatira, Alto Santo, Itaiçaba, Forquilha, São João do Jaguaribe, Araripe, Hidrolândia e Penaforte.
Nenhum comentário: