O Banco Central divulgou, nessa terça-feira (13), que ainda há aproximadamente R$ 9,13 bilhões em "recursos esquecidos" por clientes em bancos, consórcios e instituições financeiras, conforme balanço referente a março.
Anteriormente, o prazo final para buscar os recursos estava previsto para 16 de outubro de 2024. No entanto, o Ministério da Fazenda já divulgou que não há limite de tempo para que os clientes resgatem os valores nas instituições financeiras.
COMO CONSULTAR VALORES ESQUECIDOS
O Sistema de Valores a Receber é uma plataforma que permite a cidadãos e empresas verificar se têm dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras supervisionadas pelo Banco Central. Se o resultado for positivo, é possível solicitar o resgate dos valores.
Para verificar se você possui dinheiro esquecido, basta acessar o site do Sistema de Valores a Receber. Não é necessário login. Basta informar o CPF e data de nascimento (para pessoas físicas) ou CNPJ e data de abertura (para empresas, mesmo as encerradas). Também é possível consultar valores de pessoas falecidas, informando CPF e data de nascimento do titular.
O dinheiro esquecido pode ser resgatado de duas formas: diretamente com a instituição financeira responsável pelo valor ou pelo Sistema de Valores a Receber.
Para realizar o resgate pelo sistema, é necessário ter uma conta no Gov.BR nível prata ou ouro com verificação em duas etapas habilitada. Após isso, basta selecionar uma chave Pix válida (exceto chaves aleatórias) e solicitar o resgate.
(*) DN
Nenhum comentário: